Estudantes de pós-graduação realizam visita técnica ao prédio da Justiça Federal em Alagoas
Estudantes conhecem setores administrativos da JFAL
Crédito da foto: Secom JFAL
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) recebeu na tarde desta sexta-feira, 6, a visita dos acadêmicos da pós-graduação em Direito Previdenciário da Universidade de Maceió (Unima Afya). As instalações da instituição foram apresentadas aos estudantes pelo diretor da Secretaria Administrativa da JFAL e professor universitário Gustavo Melo. Na ocasião, os alunos conheceram os Juizados Especiais Federais (JEFs), setores administrativos da JFAL e tiraram dúvidas sobre o funcionamento do órgão.
Professor ressalta a importância da proximidade entre a Justiça Federal e a Academia
Crédito da foto: Secom JFAL
O professor Gustavo Melo explica a importância dessa vivência para os estudantes. “É muito importante trazermos a Academia para perto da Justiça Federal, para que conheçam como funciona a prática jurídica na realidade. Para aqueles que já conheciam, por serem advogados, agora possuem uma nova perspectiva, sabendo como somos internamente. E para aqueles que posteriormente poderão atuar aqui, também é interessante que conheçam o funcionamento da instituição e saibam da enorme estrutura que temos para atender a sociedade alagoana”, destacou.
Bibliotecária Raquel Costa recebe estudantes na biblioteca da JFAL
Crédito da foto: Secom JFAL
Layo Maximiano, advogado previdenciário há seis anos, é um dos estudantes da pós-graduação que visitou a JFAL. Ele conta que a visita permitiu ter acesso a uma parte desconhecida do Judiciário. “Gostei da visita. Foi uma oportunidade de conhecer a parte interna, os trabalhos da Justiça Federal e toda a forma de organização administrativa do Sistema de Justiça. Foi incrível, porque conseguimos ter um acesso que normalmente não teríamos. Quando vimos aqui, participamos de audiências, mas hoje pudemos, realmente, ver todo o trabalho que é desenvolvido, inclusive com algumas atuações e serviços ofertados à sociedade em geral”, afirmou o advogado.
Quem também aproveitou a visita foi Jonathas Medeiros, advogado trabalhista há nove anos. “Achei muito interessante ter a perspectiva desse outro lado. Porque nós, que somos advogados, não temos acesso a esses setores que estamos conhecendo hoje, vendo quem faz a Justiça acontecer por trás do balcão, digamos assim, então foi muito interessante ter tido essa experiência”, disse Jonathas.
Estudantes em visita aos Juizados
Crédito da foto: Secom JFAL
A Justiça Federal em Alagoas promove periodicamente seletivas de estágio para estudantes de graduação em Direito e em diversas outras áreas. Mediante edital, estudantes e bacharéis em Direito podem se candidatar aos processos seletivos para atuação como conciliadores voluntários na instituição e podem inscrever artigos científicos para publicações na Revista Digital da Seção Judiciária de Alagoas, lançada anualmente.

