Chatbot para primeiro atendimento, projeto Nísia é lançado para toda Justiça Federal da 5ª Região

A Justiça Federal da 5ª Região (JF5) conta agora com um canal de primeiro atendimento que agiliza e facilita informações ao público em geral. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) lançou o projeto Nísia, chatbot que oferece atendimento com diversas soluções, como informações sobre processos, decisões e sentenças, dados sobre todas as Seções Judiciárias da Região e emissão de certidões. O projeto, que nasceu na Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN), foi lançado nesta terça-feira, 16, fruto de uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Durante o evento, o corregedor-regional da JF5, desembargador federal Leonardo Rezende, destacou a liderança do projeto pela JFRN. “Esse é um chatbot inteligente, com uma atuação muito cooperativa das Seções Judiciárias e do próprio Tribunal”, destacou. Ele lembrou que a concepção do Nísia surgiu quando foi criada a Rede de Inovação no TRF5, onde todos foram chamados para apresentar as iniciativas desenvolvidas em cada Estado.

Já o presidente da Comissão de Informática do TRF5, desembargador federal Rubens Canuto, destacou que o Nísia vai mudar o próprio perfil do atendimento. “Esse é um sistema baseado em Inteligência Artificial, linguagem natural, que democratiza o Poder Judiciário, por apresentar uma linguagem compreensiva; a Justiça se faz entender e o cidadão se fazer ser compreendido”, afirmou, lembrando que a ferramenta pode estar nas mãos de todas as pessoas, já que é acionada a partir do aplicativo de mensagens WhattsApp e com interação verbal, agilizando o atendimento.

O juiz federal Hallison Bezerra, que coordenou todo o desenvolvimento do Nísia, enalteceu a implantação do projeto em toda a 5ª Região. “Hoje é um dia de festa, foram dois anos de trabalho árduo e, agora, vamos continuar monitorando toda sua implantação. O que estamos vivendo é a concretização de um sonho”.

Ele observou que o Nísia é um suporte ao jurisdicionado, tanto no atendimento quanto no acesso a informações processuais e a conteúdo das decisões e sentenças. “Com uma linguagem simples, tanto por voz como por texto, as pessoas terão acesso a partir do sistema que agora chega”, disse Bezerra. O acionamento ocorre a partir da página principal de cada site das Seções e do TRF5 ou por um número de whatsapp.

O magistrado ressaltou que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte desenvolveu o projeto de modo que pessoas que não são da área de Tecnologia da Informação (TI) possam alimentar os dados no sistema. Ele avaliou que a ferramenta não exclui o atendimento humano. “Nísia não exclui o atendimento humano, o reflexo do sistema é que o servidor agora vai se concentrar em atendimentos mais complexos”, completou.

Elias Jacob, professor da UFRN e integrante da equipe que desenvolveu o projeto, destacou que no sistema há ferramentas de análise de dados para identificar o que está sendo mais buscado e, assim, permitir um monitoramento dos serviços pela equipe.

Secom JFAL, com informações do TRF5

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