Justiça Federal da 5ª Região promove oficina sobre letramento racial e práticas antirracistas
Em cumprimento às diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através das Resoluções nºs 519/2023, 540/2023 e 598/2024, e dos Enunciados nºs 7 e 11 da I Jornada da Justiça Federal pela Equidade Racial, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) realizará a oficina formativa “Letramento Racial e Práticas Antirracistas no Atendimento ao Público Interno e Externo”.
A ação educativa integra o ciclo “Letramento para Equidade Racial” e tem como objetivo promover a compreensão sobre identidade racial, desigualdades estruturais e práticas institucionais voltadas à equidade racial no serviço público. A iniciativa é voltada especialmente para servidores (as) e colaboradores (as) terceirizados (as) que atuam diretamente no atendimento ao público e nas áreas de controle de acesso e segurança.
A oficina será realizada nos dias 10 e 11 de novembro, das 9h às 12h, em formato virtual síncrono, por meio da Plataforma Zoom. A coordenação é da Divisão de Desenvolvimento Humano do TRF5 e a condução ficará a cargo da consultora Suzana Coelho, especialista em Diversidade, Direitos Humanos e Impacto Social.
As unidades da Justiça Federal da capital e das Subseções Judiciárias devem indicar, até o dia 27 de outubro de 2025, pelo menos um (a) servidor (a) e um (a) terceirizado (a) por edifício com atendimento ao público. Os (as) indicados (as) devem realizar a inscrição através do link https://forms.office.com/r/R3tfqjT7eY.
A realização da oficina reforça o compromisso da Justiça Federal da 5ª Região com a promoção de um ambiente institucional mais justo, inclusivo e respeitoso para todos os cidadãos.

