Estagiários aprovados em seleção da Justiça Federal passam por momento de ambientação
Estudantes conheceram a estrutura de funcionamento da Justiça Federal em Alagoas
Crédito da foto: Secom JFAL
A tarde desta segunda-feira, 4, foi marcada pelo início de um ciclo para os novos estagiários da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Os aprovados, dentro do número de vagas disponíveis atualmente, passaram por um momento de ambientação no miniauditório do edifício-sede, em Maceió. Na oportunidade, receberam as principais informações referentes à instituição e ao Sistema de Justiça de forma geral. Entre as informações repassadas estão, por exemplo, a localização de cada setor, assim como as formas de solicitar qualquer documento e de acessar a intranet da instituição.
Estudantes foram convocados para vagas em Maceió e nas Subseções de Arapiraca, União dos Palmares e Santana do Ipanema
Crédito da foto: Secom JFAL
O momento, conduzido pelo técnico judiciário da Seção de Treinamento (STD), Gilberto Sales, representa importante etapa de acolhimento. “A ambientação é muito importante para os novos estagiários conhecerem melhor a estrutura da Justiça Federal. É necessário que eles saibam sobre a organização do novo local o qual eles fazem parte. O principal objetivo do momento é promover a integração dos novos integrantes e fazer com que eles saibam como e onde buscar informações”, comenta o servidor.
Taynara adiantou que pretende entrar para a magistratura federal
Crédito da foto: Secom JFAL
Uma das novas estagiárias da JFAL é a Taynara Cristina da Silva, estudante do 5° período de Direito do Centro Universitário Cesmac que exalava empolgação e alegria em agora fazer parte do órgão. “Desde o início da faculdade eu já sabia que eu queria fazer parte da Justiça Federal. Estar aqui hoje, após três fases de um processo difícil, pelo seu grau de dificuldade, é um sonho realizado enquanto estudante de Direito. Também é um sonho um dia fazer parte da Justiça, como juíza federal e acredito que começar pelo estágio aqui, é um bom início”, relata a acadêmica.
Estagiários entregaram documentos que formalizam o contrato com a instituição
Crédito da foto: Secom JFAL
Muito aprendizado
O outro novo estagiário presente na ambientação foi o Matheus Moura, aluno do 9º período em Direito da Universidade Federal em Alagoas (Ufal). “As minhas expectativas em relação à instituição são as melhores. Acredito que será um período de muito aprendizado e, com certeza, vai enriquecer muito a minha trajetória como estudante. A boa imagem da instituição, por ser um local muito respeitado, foi algo que me motivou a passar pelo processo seletivo aqui. Outro fator que também me incentiva é a atuação da Justiça em áreas específicas que são do meu interesse, como questões ambientais e tributárias”, relata o novo estagiário.
Matheus revelou grandes expectativas com o que irá aprender no estágio e levará para a vida profissional
Crédito da foto: Secom JFAL
Ao todo, 29 estudantes foram convocados, sendo 28 do curso de Direito e um de Arquitetura e Urbanismo. Destes, 23 foram convocados para atuação em Maceió, dois para a Subseção de União dos Palmares, dois para a de Santana do Ipanema e outros dois para Arapiraca. O programa de estágio da Justiça Federal em Alagoas tem carga horária de 20h semanais, bolsa mensal de R$ 1.518, além de R$ 12 de auxílio-transporte, por dia trabalhado presencialmente.