Cassandra: ferramenta desenvolvida pela Justiça Federal em Alagoas é reconhecida como solução inovadora no Prêmio Ridalvo Costa

Comunicação TRF5

Juiz federal Raimundo Campos recebeu do desembargador federal Leonardo Resende a premiação em nome da JFAL
Crédito da foto: Comunicação TRF5

O software Cassandra, desenvolvido pela residência universitária da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), recebeu o reconhecimento pelo seu caráter inovador no Prêmio Ridalvo Costa de Inovação 2024, promovido pela Rede de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região (JF5). A premiação, entregue na manhã desta quinta-feira, 31, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em Recife (PE), reconhece os melhores projetos inovadores, desenvolvidos no ano anterior.

A iniciativa Cassandra foi a vencedora na categoria “Equipe Exponencial – Área Fim”. O coordenador do Laboratório de Inovação da JFAL (iLab), juiz federal Raimundo Campos Júnior, representou a JFAL na premiação. “Essa honraria é o reconhecimento do esforço coletivo de magistrados, servidores e colaboradores, inclusive os alunos residentes de TI que, com criatividade, dedicação e espírito público, vêm transformando desafios em soluções concretas para uma justiça mais eficiente, acessível e humana”, destaca o magistrado.

Comunicação TRF5

O juiz Raimundo Campos divide a premiação com todos os envolvidos no desenvolvimento da Cassandra
Crédito da foto: Comunicação TRF5

O magistrado divide com todos os participantes o reconhecimento a partir do Prêmio Desembargador Federal Emérito Ridalvo Costa. “Esse prêmio vai para todos, com os agradecimentos à Direção do Foro, à Esmafe/AL, aos diretores de Secretaria e coordenadores da Residência em TI, Gunnar Dorneles Trennepohl, Felipe Martiniano e Ulisses Boia, bem como aos alunos e professores da Ufal e a todos do Laboratório de Inovação da JFAL”, afirma. Ele finaliza, ressaltando a importância e a qualidade da ferramenta. “Cassandra é uma ferramenta muito boa mesmo e que agiliza bastante o trabalho nos Juizados Especiais Federais”, resume o juiz federal Raimundo Campos, ao lado da supervisora da Seção de Planejamento e Integração Regional da JFAL, Giselle Maciel.

O software foi desenvolvido pela residência universitária, fruto do convênio firmado entre a JFAL e o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Cassandra tem como função a otimização de atividades de expedição de Requisições de Pequeno Valor (RPVs), de grande utilidade para os Juizados Especiais Federais (JEFs), pois permite desafogar os cartórios na expedição dos documentos.

Comunicação TRF5

Premiação foi entregue nesta quinta-feira, 31, no TRF5
Crédito da foto: Comunicação TRF5

O prêmio valoriza iniciativas que alinham inovação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, às Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à estratégia da Justiça Federal da 5ª Região. Nesta edição, foram inscritos 51 projetos, avaliados por comissões independentes.

Secom JFAL

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade