Evento na Justiça Federal em Alagoas apresenta projeto para agilizar emissão de cartas precatórias
Evento será realizado no prédio da JFAL, na Serraria
Crédito da foto: JFAL
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) promove o II Innovation Summit JFAL: Oficinas Práticas de Inovação em TI, nos dias 29 e 30 deste mês de maio. A programação presencial contará com debates relacionados à ideação de novos projetos tecnológicos, melhorias de ferramentas já em utilização pela 5ª Região, identificação de problemas recorrentes e soluções inovadoras dentro dos sistemas utilizados pelo Judiciário.
Durante o encontro, também será apresentado o Projeto Íris, programa desenvolvido pela Residência em TI com o objetivo de autuar e tramitar cartas precatórias no PJe 2.x. A abertura do evento aconteceu às 9h da quinta-feira, com a presença do diretor do Foro, juiz federal Aloysio Cavalcanti Lima.
O diretor de Secretaria da 3ª Vara e coordenador da Residência, Gunnar Dorneles Trennepohl, explica a importância dos debates para o desenvolvimento de novas ferramentas e para a realização de melhorias nas plataformas já existentes. “No segundo ano do Summit, celebramos o impacto positivo das sugestões da edição anterior nos produtos da JFAL. O Cassandra, utilizado na expedição de requisitórios em toda a 5ª Região, é um exemplo de como o retorno de resposta do Summit passado gerou melhorias significativas. O foco desta edição é discutir com os diretores o aperfeiçoamento das soluções existentes e apresentar novos produtos, os quais devem apresentar um impacto na 5ª Região de forma tão significativa como os produtos já em utilização”, avalia Gunnar Trennepohl.
Íris
A diretora da Divisão do PJe do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Giselle Schmitz, explica no que consiste o Projeto Íris. “Em alusão à Íris, a deusa mensageira, a plataforma visa a interposição de cartas precatórias da Justiça Estadual que precisam ser cumpridas na Justiça Federal. Antes de Íris, tais processos eram remetidos via malote digital e isso cobra um ônus do servidor em termos de esforço laboral”, esclarece.
Ela também exemplifica alguns dos benefícios do novo sistema. “Com a possibilidade de protocolo, tanto pelos servidores com o perfil cadastrador, quanto pelo Tribunal de Justiça do Estado das cartas precatórias diretamente no PJe 2.x, além do ganho em termos de celeridade, temos também a oportunidade de expandir o uso do PJe 2.x para as varas comuns, além de seu uso no âmbito dos Juizados Especiais Federais, os JEFs”, completa.
O evento será realizado na Turma Recursal da Justiça Federal em Alagoas e contará com a participação dos servidores Felipe Barbosa Martiniano, José Ulisses de Albuquerque Boia Neto e Gunnar Dorneles Trennepohl, na condição de instrutores; os diretores Judiciários do TRF5, Valfrido Batista Santiago Júnior e Jommo de Lima Mota; o diretor de Tecnologia da Informação do TRF5, Laureano de Lyra Montarroyos Filho; a supervisora da Seção de Sistemas Judiciais de 2º Grau do Núcleo de Produtos Judiciais do TRF5, Karina Gonzaga da Silva; as diretoras da 26ª e 27ª Varas Federais da JFCE, Gabriela de Sousa Silva e Danielle Lira Pinheiro, respectivamente; o diretor de Secretaria da 15ª Vara Federal da JFPB, João Maria Da Silva Freire; o diretor de Secretaria da 3ª Vara Federal, Gustavo Henrique de Morais da Costa e Magali Dias Scherer, diretora de Secretaria da 14ª Vara Federal, ambos da JFRN; o diretor de Secretaria da 26ª Vara Federal da JFPE, Lucas Andrade Barreto; o diretor da 9ª Vara da JFSE, Marcos Vinicius Rocha Nascimento, e o servidor Danilo José Siqueira Secundo, da JFSE.
Para mais informações sobre as plataformas e soluções desenvolvidas pela Residência em TI da JFAL, acesse https://residencia.jfal.jus.br/