Calculadora de Aposentadoria recebe atualização que agiliza ainda mais os cálculos para servidores

Nova atualização foi apresentada em reunião virtual ao TRF5 e Seções Judiciárias Vinculadas
Crédito da foto: Cortesia
A Calculadora de Aposentadoria, ferramenta desenvolvida em convênio firmado entre a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) e o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (Easy) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de ganhar prêmios em reconhecimento pela sua eficácia e contribuição, também recebe atualizações constantes. A mais nova versão do produto é o Módulo Folha de Pagamento, mecanismo que permite calcular, em poucos minutos, os proventos a serem pagos ao servidor público federal em vias de se aposentar. A nova ferramenta está em fase final de testes e, após serem finalizados, também será entregue para acesso em todo território nacional.
A nova funcionalidade da Calculadora de Aposentadoria foi apresentada nesta quarta-feira, 21, à Direção de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e todas as Seções Judiciárias vinculadas, durante reunião virtual. O Módulo Folha de Pagamento facilita e agiliza a emissão da certidão Relação das Remunerações de Contribuições (RRC) e realiza o cálculo, dentro das regras estabelecidas pela Emenda Constitucional nº 103/2013, referente ao valor dos proventos e pensão por morte ou invalidez. “O Módulo Folha de Pagamento identifica e atualiza monetariamente as remunerações do servidor ao longo de toda a sua vida profissional”, explica o Alberto Lavenère, servidor do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) da JFAL.
Entusiasmo
Lavenère reforça o entusiasmo com o produto oriundo da atualização da Calculadora de Aposentadoria. “Os cálculos dos valores das pensões e dos proventos de aposentadoria, além de bastante complexos, ainda são feitos manualmente pelos servidores da área de folha de pagamento com base em fichas financeiras e documentos físicos. Além disso, demandam vários dias de trabalho. A mesma dificuldade também ocorre para a emissão da RRC para acompanhar as Certidões de Tempo de Contribuição fornecidas a servidores que se desligaram do quadro”, justifica.
O objetivo é disponibilizar o uso para os setores de pagamento, inicialmente, para o TRF5 e, em seguida, para toda a 5ª Região antes de ser colocado à disposição de todos o serviço público federal.
A Calculadora de Aposentadoria recebeu o Selo Inovador no 1º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela sua aplicação inovadora que automatiza o cálculo das projeções de aposentadoria ao utilizar algoritmos avançados e proporciona precisão e confiabilidade ao processo. Disponível para uso nacional, desde o início do ano o relatório de uso aponta para a realização de 12.264 cálculos; 30.660 horas poupadas e um impacto econômico de R$ 3.063.240,60.