Provas para estágio em Direito serão aplicadas na próxima segunda-feira
A prova é de múltipla escolha, com 30 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas
Crédito da foto: Secom JFAL
Os quase 400 estudantes de Direito, inscritos para a seleção de estagiários da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) já podem separar a caneta azul ou preta, prancheta e garrafa de água para o exame, que acontece na próxima segunda-feira, 26, a partir das 8h. As vagas são para atuação nas Varas, tanto na sede, no bairro da Serraria, quanto nas Subseções de Arapiraca, União dos Palmares e Santana do Ipanema, além da Turma Recursal da instituição. Em Maceió, as provas serão aplicadas no auditório da JFAL, a partir das 8h, assim como nas Subseções. A prova terá duração de 5h.
Os candidatos também são convidados a doarem um pacote de leite em pó, a ser destinado a instituições de caridade. O certame conta com um dos maiores índices de participação de inscritos. Em Maceió, concorrem às vagas de cadastro de reserva, 386 estudantes. Arapiraca, 94 inscritos; União dos Palmares, 11 e Santana do Ipanema, 14. Os candidatos irão participar das duas primeiras etapas do certame. A primeira fase consiste em prova seletiva de múltipla escolha, com 30 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas. A segunda fase será uma prova escrita composta por uma dissertação, cujo tema será de livre escolha do candidato dentre três temas propostos e duas questões ou perguntas, conforme definido em edital. São pré-requisitos para a vaga a matrícula a partir do 5º período do curso de Direito e a comprovação de tempo remanescente de, pelo menos, um ano para concluir a formação.
Auxílio financeiro
O exame contará com questões sobre Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Tributário; Direito Civil e Processual Civil; Direito Penal e Processual Penal e Direito Previdenciário. O estágio terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, com carga horária de 20 horas semanais. O auxílio financeiro oferecido será de R$ 1.518,00, além do auxílio-transporte, no valor diário de R$ 12 para cada dia de trabalho.
A banca do certame é presidida pelo juiz federal Felini de Oliveira Wanderley e conta, na composição, ainda, com os também juízes federais Antônio José de Carvalho Araújo e Camila Monteiro Pullin, além do juiz federal Ângelo Cavalcanti Alves de Miranda Neto, este na condição de suplente.
A terceira etapa do processo seletivo acontece no dia 30 de junho e o resultado final será divulgado no dia 2 de julho. O calendário completo está disponível na aba “Concursos e Seleções”, no site institucional da Justiça Federal em Alagoas.