Semana Nacional de Conciliação resulta em acordos que superam R$ 200 mil pela Justiça Federal

CNJ

Crédito da foto: CNJ

A XIX Semana Nacional de Conciliação, realizada entre 4 e 8 de novembro, resultou em um saldo positivo para a Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Com a homologação de valores que ultrapassaram mais de R$ 200 mil, os acordos firmados representam a resolução de conflitos com menos burocracia e mais celeridade. É o que explica o servidor do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da JFAL, Inaldo Barbosa.

De acordo com Barbosa, as pessoas buscam a conciliação como forma de agilizar o trâmite processual e economizar tempo. “O Cejusc realiza campanhas constantes para garantir a celeridade na análise das demandas. Especialmente porque entendemos a importância da conciliação como forma de evitar o litígio”, afirmou.

Dentre os processos analisados, a Caixa Econômica Federal (CEF) esteve como polo passivo de forma majoritária. Foi o caso de Jerônimo Alexandre dos Santos, que aproveitou a Semana de Conciliação para buscar o acordo no processo por danos morais contra a instituição bancária. “Foi uma audiência rápida e a proposta do banco foi positiva, depois que tive a minha conta corrente clonada e tive prejuízos por causa disso”, explicou.

O sucesso nas audiências realizadas durante a XIX Semana Nacional de Conciliação no âmbito da JFAL ultrapassou os 90%. A campanha voltada para a conciliação é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006. Todos os anos, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais. Para a Semana Nacional da Conciliação, os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito.

Secom JFAL

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.