Presidente do TRF5 faz balanço da administração

Imagem: Desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima

Fonte: TRF5

O desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima se despede da Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 no próximo dia 3 de abril. O magistrado fez um balanço de sua gestão e destaca algumas ações que marcaram a sua administração durante o biênio 2011-2013, como a consolidação e ampliação, em âmbito nacional, do uso do Processo Judicial eletrônico (PJe), sistema para o qual o TRF5 treinou mais de 3000 advogados e procuradores.

Outra ação de destaque foi a expansão e interiorização da Justiça Federal, em atendimento à Lei 12.011/2010. De abril de 2011 a março de 2013, Paulo Roberto viajou para diversos municípios do interior dos Estados que compõem a 5ª Região (Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe), para instalar 22 varas federais. Para dar conta da interiorização, visto que, até 2014, ainda serão instaladas 16 varas, foram realizados três concursos, sendo um para servidores e dois para juízes federais substitutos.

Nesse período, foram pagos mais de 1,5 bilhões em Requisições de Pequeno Valor (RPVs), beneficiando cerca de 430 mil pessoas dos estados que integram a 5ª Região. Com relação ao estoque de processos, nesses dois anos, o TRF5 também julgou mais processos do que recebe: em 2012, por exemplo, uma média de 35 mil processos foram distribuídos, sendo que mais de 44 mil foram julgados. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o desempenho do TRF5 é considerado excelente.

A Subsecretaria de Recursos Extraordinários, Especiais e Ordinários (SREEO) do TRF5, por sua vez, realizou diversos mutirões para regularização cartorária, o que resultou na digitalização de mais de 40 mil processos. A expectativa é de que ainda nessa gestão o trabalho seja concluído, zerando a digitalização do estoque de processos que tiveram recursos admitidos contra os acórdãos proferidos pelas quatro turmas e pelo Plenário desta Corte.

No ritmo das expansões, as instalações da sede do TRF5 também foram beneficiadas. Na gestão de Paulo Roberto de Oliveira Lima, foi dada continuidade à reforma do prédio onde funcionava a Caixa Econômica Federal, o que permitiu melhores condições para o funcionamento de diversos setores do Tribunal, como a Divisão de Distribuição e as subsecretarias de Recursos, de Orçamento e Finanças, de Pessoal, de Controle Interno e de Material e Patrimônio.

Na área de comunicação, foi lançada uma nova publicação do TRF5, a Argumento, revista de periodicidade trimestral, de caráter jurídico, cidadão, cultural e científico. Mais uma ação importante da área é a reconstituição da memória do tribunal, através da classificação e digitalização do acervo fotográfico. Agora, fotos existentes em mais de 600 rolos de filmes, e que estavam se perdendo com o tempo, estão sendo devidamente guardadas. Outra novidade foi a inserção do TRF5 na rede social Facebook, ferramenta que se configurou como um importante canal de comunicação entre o TRF5 e um público ávido por informações.

Autor: Divisão de Comunicação Social - comunicacaosocial@trf5.jus.br

Por: Ana Márcia Costa Barros

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.