SIC - Serviço de Informação ao Cidadão

O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da SJAL funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h.

O telefone para contato é (82) 99322-1569 (este telefone se destina apenas a esclarecimentos sobre como formular requerimentos). O pedido pode ser:

  1. Apresentado através de formulário eletrônico;
  2. Enviado por carta para o Serviço de Informações ao Cidadão - Setor de Atermação - Justiça Federal de Primeiro Grau em Alagoas - Avenida Menino Marcelo, s/n, Serraria - Maceió - AL - CEP: 57046-000;
  3. Protocolando / apresentando de forma presencial, no Setor de Atermação - Justiça Federal de Primeiro Grau em Alagoas - Avenida Menino Marcelo, s/n, Serraria - Maceió - AL - CEP: 57046-000.

Os pedidos apresentados neste Serviço de Informações ao Cidadão - SIC são tratados de forma restrita. Contudo, o interessado pode optar pelo tratamento sigiloso de seus dados. Caso seja necessário, o interessado deverá, na sua solicitação, requerer acesso ao acompanhamento do pedido. Via de regra, as respostas são enviadas por e-mail, mas o usuário poderá, na sua solicitação, especificar o meio mais conveniente para envio da resposta à sua solicitação.

A Resolução n° 215, de 16 de dezembro de 2015, do CNJ preceitua que será dada preferência pela utilização de meios eletrônicos em detrimento dos impressos, somente sendo autorizada a utilização destes em tiragem estritamente limitada à respectiva necessidade, e com uso de insumos de baixo custo financeiro e reduzido impacto ambiental (art. 5º, II). Contudo, é facultado ao interessado apresentar pedido de informação por correspondência ou optar pelo recebimento da resposta em meio físico, seja por correspondência ou retirada no local, situações em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento dos custos dos serviços e dos meios materiais utilizados (art. 11, § 1º). Excepcionalmente, está isento de ressarcir os custos previstos no caput todo aquele cuja situação econômica não lhe permita fazê-lo sem prejuízo do sustento próprio ou da família, declarada nos termos da Lei 7.115, de 29 de agosto de 1983 (parágrafo único do art. 16).

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Sobre a ouvidoria

Ouvidoria é um canal permanente de comunicação entre o Tribunal Regional Federal da 5ª Região e o cidadão, por meio da qual a sociedade poderá obter informações processuais, denunciar, elogiar, reclamar e enviar sugestões sobre as atividades da Justiça Federal da 5ª Região.

Dados Estatísticos - SIC - ano de 2025

Processos Gerados no período de Julho de 2024 a Junho de 2025
TipoJul/24Ago/24Set/24Out/24Nov/24Dez/24Jan/25Fev/25Mar/25Abr/25Mai/25Jun/25Total
Acessibilidade------1-----1
Acesso à informação Pública---2---2---15
Certidões1-----------1
Denúncia2------31---6
Elogio1-----------1
Pedido de Informação-3--136634-127
Pedido de Providências12162322-3104348
Reclamação3532111-42-224
Representação por Excesso de Prazo----------1-1
Solicitação21-1-4-11-1-11
Total10111975101012121667125

Mais Informações

(82) 99322-1569

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

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