Crianças assistidas pelo Projeto Educacional Grota do Rafael recebem doações da Justiça Federal
Presentes de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários da JFAL foram entregues na tarde desta segunda-feira no Projeto Grota do Rafael
Crédito da foto: Secom JFAL
Alegria, dignidade e incentivo definem o que as crianças atendidas pelo Projeto Educacional Solidário Grota do Rafael sentiram na tarde desta segunda-feira, 15. A Justiça Federal em Alagoas (JFAL), através do Setor de Qualidade de Vida e do Núcleo de Gestão de Pessoas, promove pela 14ª vez, a campanha “Natal Solidário”, com o objetivo de tornar um pouco mais feliz o período festivo de final de ano para crianças em situação de vulnerabilidade social. 35 crianças e adolescentes entre 7 e 13 anos, receberam kits, contendo mochila, caderno com pauta e de desenho, estojo, canetas, lápis de cor, entre outros itens de uso escolar.
Paulo Falcão: "É um Projeto acolhedor"
Crédito da foto: Secom JFAL
A iniciativa conta com a solidariedade de magistrados, servidores e funcionários terceirizados da instituição, que contribuem anualmente para a realização da campanha, conforme explica o servidor Paulo Falcão. “É um projeto acolhedor. Procuramos atender essas crianças para oferecer, pelo menos, um aporte para o novo ano e como incentivo para apoiar seus estudos, e de certa forma, buscamos ajudar na sua formação como um todo. Os servidores e servidoras da Justiça Federal, compreendendo a necessidade e a importância do projeto, contribuem com a doação desses presentes”, explica.
Ildiomar é a diretora do Projeto e agradece a contribuição da JFAL
Crédito da foto: Secom JFAL
A diretora do Projeto, Ildiomar Fragoso relata como surgiu a iniciativa e o porquê de solicitar material escolar em vez de brinquedos. “A nossa principal atividade aqui é prestar assistência e educação para essas crianças. Quando o projeto começou, tínhamos crianças no 5º ano do ensino fundamental sem saber ler. Então, buscamos suprir essa carência educacional. Em algumas edições anteriores pedíamos doações de brinquedos mas, depois, avaliamos que seria melhor o material escolar, porque todos os anos eles precisam e os pais têm dificuldade de comprar”, explica.
A chegada dos presentes é um incentivo para o novo ano escolar das crianças e adolescentes atendidos no local
Crédito da foto: Secom JFAL
Ela também afirma que o material escolar novo é um incentivo a mais para as crianças e adolescentes. “Às vezes, alguns usavam o mesmo caderno do ano anterior, e isso afeta a autoestima da criança, quando ela vê o colega de classe com tudo novo e o dela, reaproveitado. Daí a importância dessa ação. É um incentivo, uma motivação maior para os anos seguintes. Além de ser um presente, porque é uma surpresa, e eles são muito gratos”, conclui.
O material é arrumado de forma a atender a todos
Crédito da foto: Secom JFAL
Para a arrecadação dos presentes, o setor de Qualidade de Vida da JFAL disponibiliza uma árvore natalina na entrada do prédio principal da instituição, com os nomes de crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto. É a oportunidade para magistrados, servidores, terceirizados e estagiários apadrinharem os nomes que são colocados na árvore, comprarem o material e tornar mais feliz o Natal para crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto.

