TRF5 lança projeto Nísia Chatbot para agilizar atendimento ao cidadão

Nísia foi desenvolvida para agilizar a prestação de informações e otimizar o trabalho de servidores e servidoras da JF5
Crédito da foto: TRF5
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) lança, na próxima terça-feira, 16, o Nísia Chatbot, novo assistente virtual desenvolvido para aprimorar o atendimento prestado a quem procura diariamente os serviços da Justiça Federal. O lançamento será às 10h, por videoconferência.
O Nísia Chatbot apresenta recursos da inteligência artificial, utilizando linguagem simples e eficiente nos serviços de consulta processual, emissão de certidão e informações sobre a carta de serviços de cada órgão. O projeto foi desenvolvido para agilizar a prestação de informações e otimizar o trabalho de servidores e servidoras da Justiça Federal da 5ª Região (JF5), uma vez que muitas das solicitações recebidas podem ser solucionadas de forma rápida, sem a necessidade de intervenção humana imediata.
Após o lançamento, o ícone da Nísia estará disponível no site do TRF5 e de cada uma das Seções Judiciárias vinculadas.
O presidente da Comissão de Informática do TRF5, desembargador federal Rubens Canuto, acredita que o projeto é um grande passo em direção à democratização do Judiciário. “Todos nós, magistrados e servidores, temos o dever de servir à sociedade. Para o Judiciário prestar um bom serviço, não basta processar e julgar processos; é preciso que a sociedade, especialmente as partes, compreendam como sua causa está sendo processada e julgada. Com a ferramenta, o cidadão terá o conhecimento sobre o que foi decidido, em que ponto se encontra e o que poderá ocorrer com seu processo”.
Entenda melhor o funcionamento da ferramenta:
Qualquer pessoa pode acessar a Nísia?
Sim, o programa permite que qualquer interessado(a) possa solicitar informações sobre o seu processo, sem precisar consultar juiz(a), servidor(a) ou advogado(a). É uma porta de acesso para qualquer cidadão(ã) ao Judiciário.
Além disso, o sistema interage com o(a) usuário(a) por linguagem simples, sem necessidade de utilização de termos jurídicos. E, caso na decisão haja alguma palavra ou expressão de difícil entendimento, basta perguntar à Nísia, que prontamente explicará o significado.
Precisa ser advogado(a) ou ter formação jurídica para acessar a ferramenta?
Não é preciso ter formação jurídica. A partir de informações pessoais, como o CPF, pessoa interessada pode, por WhatsApp, conversar com a atendente virtual.
Nísia estará disponível em que horário?
Prestativa e atualizada em tempo real, Nísia estará disponível 24h por dia, sete dias por semana.
E se o(a) cidadão(ã) não quiser ser atendido por uma máquina e preferir falar com uma pessoa?
Apesar de a ferramenta contribuir para um fluxo mais eficiente, ela não extingue o atendimento realizado por uma pessoa em situações mais complexas. Basta se dirigir a uma das unidades da Justiça Federal ou entrar em contato através dos canais de comunicação disponíveis nos portais do TRF5 e das Seções Judiciárias vinculadas.
Por que Nísia?
O nome Nísia é uma homenagem à poeta, escritora e educadora Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto. Natural do Rio Grande do Norte, Nísia Floresta teve papel importante na história da luta feminista no Brasil e na defesa dos povos indígenas e das pessoas escravizadas. Autora de diversas obras, como “Direito das Mulheres e Injustiça dos Homens”, faleceu aos 74 anos, em abril de 1885.
O início do projeto
O Nísia Chatbot nasceu na Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN). A ferramenta foi desenvolvida pela terceira turma da residência em TI da Seccional, em conjunto com o Instituto Metrópole Digital.

