Diretores de secretaria participam de apresentação de novo fluxo automatizado no PJe 2X

Cortesia

Os diretores de secretaria de cada uma das varas que estão trabalhando com fluxo se reuniram hoje para apresentação
Crédito da foto: Cortesia

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) segue com mais um avanço para a implementação do fluxo automatizado de emissão de certidões no PJe 2.x. Na manhã desta terça-feira, 2, os diretores de secretaria das varas participantes da fase piloto se reuniram para acompanhar a apresentação do novo sistema e alinhar os detalhes operacionais para o início da etapa de testes. A fase piloto contempla nove unidades distribuídas pelos seis estados que integram o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Sendo assim, participam a 14ª, 26ª, 27ª e 35ª Varas Federais do Ceará; 20ª Vara Federal de Pernambuco; 7ª Vara Federal do Rio Grande do Norte; 13ª Vara Federal da Paraíba; 1ª Vara Federal de Alagoas; e 5ª Vara Federal de Sergipe. Todas essas unidades já confirmaram o envolvimento e foram formalmente associadas ao novo fluxo.

O novo sistema, desenvolvido pelo TRF5 com apoio das áreas técnicas do processo eletrônico, busca padronizar procedimentos, reduzir solicitações por e-mail e ampliar a eficiência na emissão das certidões de levantamento de Requisições de Pequeno Valor (RPV). A reunião desta manhã reforçou a importância da colaboração entre as unidades piloto para a validação do fluxo e para o aperfeiçoamento das rotinas antes da expansão de forma geral.

O diretor de Secretaria da 1ª Vara Federal de Alagoas, Felipe Martiniano, destacou a característica inovadora do projeto e a expectativa positiva para a adoção. “Esse fluxo vai agilizar significativamente a expedição das certidões requeridas pelos advogados, tornando o processo muito mais célere em razão das etapas automatizadas. Ele pode ser aplicado tanto às certidões de inteiro teor, quanto às de levantamento de valores”, destaca Martiniano.

A diretora de secretaria da 26ª Vara Federal da Justiça Federal do Ceará, Gabriela de Sousa Silva, ressalta que essa nova funcionalidade, desenvolvida pelo Laboratório de Fluxos da JFCE, em parceria com o TRF5, agiliza o procedimento de emissão de certidões narrativas, a serem utilizadas, principalmente, para levantamento de valores. “O projeto da JFCE almeja o aprimoramento contínuo do sistema PJe, a fim de melhorar a experiência dos usuários externo, que são as partes e advogados, e interno, ou seja, os servidores de varas”, explica.

Com a apresentação concluída, o TRF5 segue para a fase inicial de testes, que permitirá realizar ajustes necessários, antes da implementação definitiva em toda a 5ª Região. O objetivo é garantir maior padronização, segurança e clareza aos usuários que dependem dessas certidões.

Secom JFAL

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade