Novembro Azul: servidores participam de live com médico urologista para esclarecimento de dúvidas

Secom JFAL

Médico Roberto Rossi esclareceu dúvidas e mitos sobre o câncer de próstata
Crédito da foto: Secom JFAL

Apenas 31% dos homens, no Brasil, fazem seu check-up anual de saúde. Cerca de 45% buscam atendimento médico apenas quando sentem alguma dor, como indicativo de algum problema de saúde. E 89% do público masculino apresentam altos índices de estresse. Estes foram alguns dos números apresentados nesta segunda-feira pelo médico Roberto Rossi Neto aos servidores da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), durante live promovida pela plataforma Zoom, como atividade da programação do Novembro Azul.

A campanha é voltada para conscientizar o público masculino sobre as formas de prevenção do câncer de próstata, que apresenta a segunda maior incidência junto ao público masculino no Brasil. Durante a palestra, realizada para o público interno da JFAL, o médico apresentou números atualizados sobre a doença e fatores que influenciam a sua incidência. “Apenas 40% dos homens procuram por ajuda médica e, mesmo assim, quando ocorre é porque começam sintomas de dor”, explica o médico, conhecido nas redes sociais por suas postagens descontraídas mas, ao mesmo tempo, bastante esclarecedoras. A iniciativa da Seção de Saúde da JFAL contou com grande participação dos servidores da instituição.

Cortesia

Roberto Rossi é Doutor em Urologia pela Universidade de Essen na Alemanha
Crédito da foto: Cortesia

De acordo com o profissional baiano, um a cada seis homens brasileiros receberá o diagnóstico de câncer de próstata durante a vida. “E os homens da raça negra têm 3,5 vezes mais chances da doença, em comparação com o homem caucasiano”, acrescentou. Na conversa, o médico Roberto Rossi apresentou uma informação importante. “Não existe valor de PSA (Antígeno Prostático Específico) normal. Cada homem tem o seu, daí a importância do acompanhamento anual”, finalizou.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e uma das principais causas de morte no mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos em decorrência da doença. Criada em 2011, a campanha Novembro Azul reforça a importância do diagnóstico precoce, já que nas fases iniciais o câncer costuma ser silencioso e apresenta maiores chances de cura quando identificado a tempo.

Secom JFAL

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade