Calculadora de Aposentadoria é premiada em Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário

Cortesia

Ferramenta foi apresentada pelo servidor Alberto Lavenère
Crédito da foto: Cortesia

A Calculadora de Aposentadoria, desenvolvida pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL), em parceria com o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (Easy) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está entre as oito melhores boas práticas do Poder Judiciário brasileiro. O reconhecimento ocorreu durante o III Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na última quarta-feira, 12, em Brasília (DF). Apresentada pelo servidor Alberto Lavenère, a ferramenta ganhou destaque no quesito inovação e desenvolvimento relacionados aos processos de trabalho na área de gestão de pessoas.

Dentre os projetos inscritos por diversos órgãos do Judiciário Brasileiro, o CNJ selecionou apenas 8 aplicações de destaque para apresentação durante o Encontro. A Calculadora de Aposentadoria permite que o servidor saiba a data de encerramento do seu ciclo laboral de forma detalhada, célere e automatizada, além de gerar relatórios explicativos com projeções para cada regra de aposentadoria.

**Tahan **

Cortesia

Nova ferramenta da JFAL está em fase de testes e deverá ser disponibilizada para uso no início de 2026
Crédito da foto: Cortesia

Durante o evento, a JFAL também apresentou o Tahan, a nova ferramenta voltada para as unidades de folha de pagamento. Com esta nova aplicação, ao utilizar algoritmos complexos e tabelas de remuneração da carreira do Judiciário Federal, será possível compor e atualizar monetariamente todo o histórico de contribuições previdenciárias do servidor, para obter o maior valor possível dos proventos de aposentadoria, mediante análise de todas as regras e cenários disponíveis.

O novo sistema também permite a emissão de certidões como a Relação das Remunerações de Contribuições (RRC), a geração de planilhas em formato Excel para fácil conferência de valores, e o cálculo do Benefício Especial (BE) dos servidores que migraram para a previdência complementar. A ferramenta está em fase final de testes e deverá ser disponibilizada para uso por qualquer órgão do Judiciário Federal a partir de janeiro de 2026.

Secom JFAL

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade