Plataforma Pop Rua Jud é apresentada a representantes da Prefeitura de Maceió
Secretários municipais Felipe Lins (no centro da foto) e Fernando Davino (camisa branca) acompanharam a apresentação da plataforma
Crédito da foto: Secom JFAL
Representantes da Prefeitura de Maceió conheceram a Plataforma Pop Rua Jud, desenvolvida pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL), através da residência em TI, em parceria com o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O novo produto da residência tem o objetivo de garantir a prestação de serviços públicos concentrados para as pessoas em situação de rua. A apresentação, realizada na manhã desta quinta-feira, 30, no Laboratório de Inovação da JFAL (iLab), reuniu magistrados, secretários municipais, alunos e professores da residência universitária.
Reunião no iLab serviu para apresentar o novo produto da residência universitária e tirar dúvidas sobre o funcionamento da plataforma
Crédito da foto: Secom JFAL
O juiz federal Antônio José destaca a importância da plataforma como instrumento de cidadania e inclusão social. O magistrado ressalta o papel da Justiça Federal na promoção de ações que ultrapassam os limites da jurisdição tradicional, contribuindo diretamente para o desenvolvimento humano e social. “A Justiça não pode se limitar à resolução de conflitos judiciais. Ela precisa estar presente onde há ausência de direitos, e essa plataforma é uma ponte para isso”, considera.
O professor Márcio Ribeiro, da residência universitária, apresentou a forma de funcionamento da ferramenta. “Aqui, recebemos informações, por exemplo dos Centros Pop, geridos pela Prefeitura. Com isso, dados importantes da população em situação de rua já podem ser encontrados. Importante, agora, é a adesão dos órgãos públicos, através do fornecimento de mais e mais informações, para que ela seja alimentada”, explica. Ribeiro destacou a possibilidade de comunicação entre os órgãos, a fim de agilizar a troca de dados.
Juiz federal André Granja, secretário municipal do Gabinete Civil, Felipe Lins e juiz federal Antônio José acompanham apresentação feita pelo professor Márcio Ribeiro
Crédito da foto: Secom JFAL
O secretário municipal do Gabinete Civil, Felipe Lins, ficou entusiasmado com o produto desenvolvido pela residência universitária. “É uma ferramenta fantástica. A Prefeitura de Maceió poderá ajudar nesse processo de desenvolvimento e ajustes”, garante. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió, Fernando Cabral Davino, também presente à reunião, reforça a declaração de Felipe Lins. “A Secretaria está à disposição”, complementa.
A plataforma representa a cooperação entre o Judiciário, o sistema de Justiça e os governos federal, estadual e municipal. A proposta é reunir, em um só espaço, serviços essenciais como emissão de documentos, orientação jurídica, assistência social e outros atendimentos fundamentais para a reintegração social de pessoas em situação de rua. A iniciativa reforça a atuação em rede e o compromisso com a dignidade humana, com vistas a promover o acesso a direitos básicos por meio de uma abordagem integrada e humanizada.

