Projeto de inovação da JFAL é apresentado no ExpoJud 2025

Um dos destaques do ExpoJud 2025, evento internacional de tecnologia e inovação para o ecossistema de justiça, foi a apresentação do software Cassandra, desenvolvido pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A ferramenta foi apresentada no evento, em Brasília, e despertou grande interesse do público presente.

O projeto, que une inovação tecnológica e eficiência administrativa, foi criado para otimizar as rotinas de expedição de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) nos Juizados Especiais Federais (JEFs), reduzindo o tempo de tramitação e aprimorando o fluxo de trabalho cartorial.

Parceria entre JFAL e Ufal

A iniciativa é fruto de um convênio de residência tecnológica firmado entre a JFAL e o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY/Ufal), que possibilitou a integração entre servidores da Justiça Federal e professores e alunos da universidade.

Além dos servidores da JFAL, participaram da apresentação os professores da UFAL Márcio Ribeiro e Erick Barboza, do Instituto de Computação da Ufal, que contribuíram diretamente para o desenvolvimento do software.

Este ano, o Cassandra já havia sido reconhecido no Prêmio Ridalvo Costa de Inovação, na categoria “Equipe Exponencial – Área Fim”, em razão do impacto positivo e da originalidade da solução.

Representação da JFAL no evento

A JFAL esteve representada no ExpoJud por uma comitiva de juízes, diretores e servidores, incluindo o juiz federal Raimundo Alves Campos Júnior, coordenador do iLab, e o juiz federal Francisco Guerrera Neto, que acompanharam a apresentação do projeto e participaram das discussões sobre inovação no sistema de justiça. Além dos magistrados, também participam o diretor da Secretaria Administrativa (Secad), Gustavo Melo, e os diretores de Varas Gunnar Dornelles Trennepohl e Felipe Barbosa Martiniano e o de Tecnologia da Informação (DTI), Sandro Lima dos Santos.

Cooperação e futuro

Para o juiz federal Francisco Guerrera Neto, a presença da JFAL no ExpoJud e a apresentação do Cassandra simbolizam o avanço de uma nova cultura de inovação no Judiciário. Segundo ele, o projeto “demonstra como o trabalho conjunto entre magistrados, servidores e pesquisadores pode gerar soluções criativas e eficientes para aprimorar os serviços prestados à sociedade”.

JFAL

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade