Candidatos realizam primeira fase de processo seletivo para estágio nas áreas administrativas
Auditório da JFAL ficou lotado com os estudantes que participam do processo seletivo
Crédito da foto: Secom JFAL
A manhã desta sexta-feira, 3, foi de concentração no auditório da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Dos quase 400 inscritos, mais de 260 estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Jornalismo e Psicologia compareceram, em Maceió, para a realização da primeira fase do processo seletivo de estágio nas áreas administrativas da instituição. O certame também foi aplicado nas Subseções de Arapiraca, União dos Palmares e Santana do Ipanema. A prova teve duração de 4h e contou com 30 questões objetivas e uma subjetiva.
A secretária do processo seletivo, Adriana Amâncio, afirma que esta primeira etapa foi tranquila. “Nossa aplicação foi ótima. Não tivemos nenhuma intercorrência e tudo seguiu dentro dos conformes. Contamos com um bom número de candidatos, principalmente do curso de Psicologia. Esperamos que este certame nos traga futuros estagiários capazes de contribuir de forma efetiva para a inovação e melhoria dos processos administrativos aqui na JFAL”, afirma Adriana.
Lucas: "a JFAL é uma referência em vários aspectos"
Crédito da foto: Secom JFAL
Conhecimento enriquecedor
O estudante do 8º período de Ciências Contábeis da Ufal, Lucas Davi, justifica o desejo de estagiar na JFAL destacando a instituição como órgão público de referência. “Quando soube da oportunidade de estagiar na Justiça e fui pesquisar mais a respeito, uma das primeiras coisas que percebi é que a JFAL é uma referência em vários aspectos. Se aprovado, espero que seja uma experiência de muito aprendizado, principalmente porque eu ainda não tive contato com a contabilidade pública, então vivenciar e desenvolver esse conhecimento aqui seria muito enriquecedor”, afirma ele.
Isabel Cristina é aluna de Psicologia e elogiou a estrutura da prova para estagiário
Crédito da foto: Secom JFAL
Isabel Cristina, estudante do 6º período do curso de Psicologia da UMJ, elogiou a prova. “Eu achei a prova muito bem estruturada e com questões justas para o que se espera de uma prova de estágio”, avalia. A estudante revela o que a atraiu para a disputa de uma vaga na instituição. “E o que me atraiu para tentar a vaga foi a curiosidade. Geralmente, a graduação e a própria profissão de psicólogo são cercadas de espaços clínicos ou escolares, então gostaria também de saber como a psicologia é empregada neste espaço e quais são as implicações de um psicólogo dentro de um ambiente como a Justiça Federal”, destacou a estudante.
Jéssica é aluna de Jornalismo e tem interesse em conhecer a dinâmica da relação do Jornalismo com o Judiciário e a sociedade
Crédito da foto: Secom JFAL
Quem também participou da primeira fase do certame foi Jéssica Fernandes. A estudante de Jornalismo do 7º período da Ufal pontuou cautela na execução do processo e demonstrou interesse em entender a atuação do jornalista na JFAL. “A prova foi bastante interessante. É muito diferente de outras seleções, principalmente na estrutura. E considerando que estamos em um órgão público, percebemos esse cuidado que existe na execução da prova. Meu interesse em estagiar aqui vem da possibilidade de saber como funciona o Jornalismo em ambientes como este. Gostaria muito de ter a experiência com a dinâmica da relação do Jornalismo com o Judiciário e a sociedade”, afirma Jéssica.
O gabarito oficial da primeira fase estará disponível na próxima segunda-feira, 6, conforme publicado no edital. Ainda nesta primeira fase, os candidatos foram convidados a realizar um ato de solidariedade com a doação de leite em pó. Foram arrecadados 446 pacotes do alimento, que serão doados a instituições beneficentes.