Sistema Caronte atua como instrumento de integração de dados no PJe 2.x

A Residência em Sistemas e Inteligência Artificial da JFAL já desenvolveu mais de dez soluções inteligentes
Crédito da foto: Secom JFAL
A atualização do PJe 1x para o PJe 2x exige novas criações e modificações em plataformas desenvolvidas pela residência universitária em Tecnologia da Informação (TI) da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), em parceria com o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Por conta da migração de dados de um PJe para o outro, surge a necessidade de ferramentas que atuem nessa adequação, como é o caso da expansão que está sendo desenvolvida para a plataforma Cassandra, e agora, o Sistema Caronte. A nova tecnologia é fruto da parceria entre a JFAL e o Setor de Precatórios do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). A ferramenta irá atuar como um meio de integração entre os sistemas de pagamento da 5ª Região e o sistema PJe 2x.
De modo exemplificado, todas as informações referentes aos pagamentos de Precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs) do TRF5 serão transmitidas nos processos migrados, sem a necessidade de intervenção dos servidores, como destacou o coordenador da residência em TI da JFAL, Gunnar Trennepohl. “A parceria entre a residência da Justiça Federal em Alagoas e o TRF5 possibilitará que as informações de pagamentos que antes iriam automaticamente para o PJe 1x, sejam encaminhadas sem a necessidade de ação humana, ao PJe 2x. Ou seja, o Caronte permite que o cartório não perca tempo com juntadas de consultas que a plataforma pode realizar”, enfatiza ele.
A parceria entre a residência em TI na JFAL e o Setor de Precatórios do TRF5 foi um dos pilares essenciais para o desenvolvimento do Sistema Caronte, como esclarece o diretor da subsecretaria de Precatórios do TRF5, Jaelson Ferreira. “Há muitos anos existe uma parceria entre a Diretoria de Precatórios do TRF5 e as Seções Judiciárias. Nós temos trabalhado muito para assegurar aos beneficiários o resultado positivo do processo. Essa atuação em conjunto leva mais eficiência e segurança às informações. O nosso trabalho gira em torno de garantir ao jurisdicionado uma resposta rápida, daí somamos esforços com o pessoal da residência da JFAL e do TI do Tribunal”, destaca.
A plataforma representa um avanço tecnológico no que diz respeito ao tempo e esforço antes demandados. A praticidade e a rapidez são elementos que representam o novo sistema desenvolvido pela residência, como destacou um de seus coordenadores, Erick Barbosa. “O projeto Caronte, fruto da colaboração entre a Residência da JFAL, o EASY/Ufal e o TRF5, introduz uma automação de rotinas que resultará em uma economia expressiva de horas de trabalho. Essa ferramenta representa um avanço concreto no desenvolvimento de soluções regionais que impactam diretamente a eficiência da prestação jurisdicional”, explica o professor.