Servidores realizam treinamento sobre uso de desfibrilador
Sevidores aprendem a manusear desfibrilador automático
Crédito da foto: Secom JFAL
Servidores da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) realizaram durante esta quinta-feira, 4, capacitação para uso de desfibrilador. O objetivo do treinamento é promover o pronto atendimento em possíveis emergências cardíacas. A medida preventiva visa assegurar a segurança no que toca à saúde de magistrados, servidores e públicos interno e externo da instituição. A formação com a carga de 4h, realizada no miniauditório da JFAL, contou com a participação de 20 servidores, divididos nos turnos da manhã e tarde.
A médica da Seção de Saúde da JFAL, Andreia Feitoza, justifica a necessidade de habilitar os servidores para o uso do aparelho. “A Justiça Federal vem aumentando o interesse na segurança, bem estar e saúde dos servidores. Então, buscamos proporcionar esse treinamento, para o caso de uma emergência cardiológica no ambiente de trabalho. E, sendo necessário o uso do equipamento, podemos aumentar a chance de sobrevivência da pessoa, tendo em vista que a parada cardíaca pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer lugar, inclusive aqui na instituição”, explica a médica.
Instrutor Arthur Warlle demonstra funcionalidades do equipamento
Crédito da foto: Secom JFAL
Durante a capacitação, o instrutor Arthur Warlle, fez a apresentação técnica do equipamento, demonstrou as principais funcionalidades e a utilização correta. Os participantes receberam orientações de primeiros socorros voltados à situações de parada cardiorrespiratória e em simulação de reanimação cardiopulmonar. “Este equipamento pode ser utilizado por qualquer pessoa, mas saber utilizá-lo previamente facilita o uso no momento de uma emergência real”, destaca ele.
Iniciativa relevante
Policial judicial Alex Costa simula reanimação cardiopulmonar
Crédito da foto: Secom JFAL
O policial judicial Alex Costa participou do treinamento e reconheceu a relevância da iniciativa. “Esse treinamento é de caráter primordial para nós, porque através da correta utilização do aparelho podemos salvar vidas. Não temos como colocar a vida em segundo plano. É o nosso bem maior. Ainda considerando que aqui, mais especificamente nos Juizados Especiais, temos um grande fluxo de pessoas, a qualquer momento podemos precisar fazer o uso do equipamento. Por isso, é muito importante termos pessoas aptas ao manuseio”, afirmou Alex.
O desfibrilador utilizado na JFAL é modelo externo automático. O equipamento dá instruções para a utilização em áudio, diferente dos desfibriladores comumente utilizados em hospitais por profissionais da saúde, que exigem ajustes manuais.