Novo sistema de segurança passa a funcionar nos prédios da Justiça Federal em Alagoas
Equipamentos começaram a operar neste dia 1º de setembro
Crédito da foto: Secom JFAL
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) em Maceió e nas Subseções de Arapiraca, União dos Palmares e Santana do Ipanema começaram a receber nesta segunda-feira, 1º, todos os visitantes com um novo sistema de segurança. Os equipamentos já estavam instalados nas unidades judiciárias, passando apenas pelas medidas de finalização para proporcionar maior cuidado aos magistrados, servidores, advogados, procuradores e todos os que utilizam os serviços da instituição.
O detector de metais em formato de portal é um dos novos equipamentos nos prédios da JFAL. Ele impede a entrada de objetos cortantes ou perfurocontundentes, garantindo que ninguém acesse as dependências dos prédios, tanto na capital quanto no interior, com itens que representem risco. Além disso, o equipamento de raios-x também servirá para a verificação de objetos pessoais. Ao ingressar no local, os usuários devem posicionar bolsas, mochilas e pastas em uma esteira, que passa por análise para identificar qualquer item suspeito.
O supervisor da Seção de Segurança da JFAL, Flávio Cavalcante, afirma que todos os aparelhos já estão funcionando com total eficiência e resultados muito positivos. “Os equipamentos estão correndo bem e os magistrados, servidores e outros frequentadores da instituição já estão se adaptando à nova rotina. O mais interessante é que as Subseções da JFAL também seguem alinhadas à nova tecnologia”, destaca o servidor.
A JFAL também investiu em tecnologia para facilitar o fluxo de entrada de visitantes, que funciona de forma muito prática. Em Maceió, o cadastro na Central de Atendimento conta também com a integração ao sistema de reconhecimento facial. O procedimento tem início quando o usuário informa os dados pessoais, registra uma foto e, a partir da segunda visita, o acesso é liberado automaticamente pela catraca com reconhecimento facial, sem a necessidade de repetir o processo.
A implementação dos novos aparelhos reflete que a Justiça Federal em Alagoas fortalece cada dia mais iniciativas de promoção à segurança e reafirma o papel da instituição, comprometida com a inovação, a transparência e a preservação do cuidado das pessoas. Confira o vídeo explicativo do sistema neste link: youtube.com/shorts/PZpMaS53h2w?feature=share.