Agosto Lilás: Justiça Federal lança manual sobre violência contra a mulher durante a V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres

A cartilha reúne orientações e principais alertas referentes aos casos de agressão contra a mulher
Crédito da foto: Secom JFAL
O Grupo de Apoio e Assistência às Magistradas e Servidoras (GAMS) Justiça Federal em Alagoas (JFAL) lança nesta sexta-feira, 29, o guia informativo sobre Violência Doméstica e Familiar. O lançamento ocorre durante a abertura da V Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, que será realizada no auditório da JFAL, no bairro Serraria, em Maceió. A cartilha reúne informações essenciais para prevenção, orientação e denúncia de casos de agressão. A programação segue até o sábado, 30, com painéis, plenárias e a eleição das delegadas estaduais.
O manual apresenta, de forma clara, os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, explica o ciclo da violência, orienta sobre medidas protetivas e reúne os principais canais de denúncia e de apoio disponíveis em Alagoas. O material também destaca a campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, que permite identificar discretamente vítimas em situação de risco.
Canal para acolhimento
A iniciativa reforça o papel do Grupo de Apoio e Assistência às Magistradas e Servidoras (GAMS), que passa a disponibilizar um canal direto para acolhimento. Em casos de necessidade, magistradas e servidoras da Justiça Federal podem entrar em contato pelos e-mails gams@jfal.jus.br e gams.ajuda@jfal.jus.br.
De acordo com a juíza federal Aline Soares Lucena Canaúba, integrante do grupo de trabalho que elaborou o manual, a proposta é ampliar o acesso à informação e fortalecer a rede de proteção. “A informação é uma ferramenta poderosa contra a violência. Nosso objetivo é que as mulheres se sintam seguras para buscar ajuda e saibam que não estão sozinhas”, afirma.
Com o lema “Mais democracia, mais igualdade e mais justiça para todas”, a V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres reforça o compromisso de diferentes órgãos e entidades com a construção de uma sociedade mais justa e livre de violência. O evento abre espaço para reflexão sobre o fortalecimento das políticas de igualdade e deverá contar com a presença de representantes de diversas instituições e movimentos sociais. A programação do sábado será realizada na Escola de Governo de Alagoas, no Centro, e está disponível no arquivo abaixo.