Justiça Federal em Alagoas implanta novo sistema de segurança a partir de setembro
Equipamentos estão instalados em fase de testes e começam a operar no dia 1º
Crédito da foto: Secom JFAL
A partir do dia 1º de setembro, quem acessar a sede da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) em Maceió ou as Subseções de Arapiraca, União dos Palmares e Santana do Ipanema vai encontrar um novo e mais avançado sistema de segurança em funcionamento. A medida tem o objetivo de reforçar o cuidado e a proteção de magistrados, servidores, advogados, procuradores e de todos os cidadãos que utilizam os serviços da instituição. A modernização reforça o compromisso da instituição em oferecer um ambiente mais seguro, eficiente e acolhedor para todos que transitam diariamente pelos prédios. Assista ao vídeo explicativo AQUI.
O detector de metais em formato de portal é um dos novos equipamentos instalados. Ele impede a entrada de objetos cortantes ou perfurocontundentes, garantindo que ninguém acesse as dependências da JFAL, tanto na capital quanto no interior, com itens que representem risco. Além disso, o equipamento de raios-x também servirá para a verificação de objetos pessoais. Ao ingressar no prédio, os usuários devem posicionar bolsas, mochilas e pastas em uma esteira, que passa por análise para identificar qualquer item suspeito.
O reconhecimento facial já está em funcionamento e se soma ao aparato de segurança
Crédito da foto: Secom JFAL
Reconhecimento facial
Os itens de detecção de objetos foram apenas uma parte dos novos elementos de segurança. A JFAL também investiu em tecnologia para facilitar o fluxo de entrada de visitantes, e funciona de forma muito simples. Em Maceió, o cadastro na Central de Atendimento já está em funcionamento e conta também com a integração ao sistema de reconhecimento facial. O procedimento tem início quando o usuário informa os dados pessoais, registra uma foto e, a partir da segunda visita, o acesso é liberado automaticamente pela catraca com reconhecimento facial, sem a necessidade de repetir o processo.
A iniciativa alinha a Justiça Federal em Alagoas às melhores práticas de segurança e reafirma o papel da instituição, comprometida com a inovação, a transparência e a preservação da segurança das pessoas. A portaria da Direção do Foro pode ser consultada abaixo.