Justiça Federal em Alagoas é a primeira Seção do TRF5 a finalizar migração de processos do Creta para o PJE

Crédito da foto: TRF5
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) concluiu a migração de processos do antigo sistema Creta que tramitavam nos Juizados Especiais Federais para o Processo Judicial Eletrônico (PJe). A medida, estabelecida pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), visa padronizar e unificar o sistema de tramitação processual utilizado nos Juizados Especiais Federais (JEFs).
O diretor de Secretaria da 6ª Vara, Plínio Barbosa ressalta a importância da transição. “A unificação traz mais eficiência para o trabalho do servidor”, esclarece. “A medida é importante porque, a partir de agora, não precisamos trabalhar com dois sistemas abertos”, complementa Plínio Barbosa.
Ele também explicou como foi feita a atividade de transferência. “Com o apoio da Direção do Foro, realizamos a migração dos processos durante mutirões feitos no primeiro e último sábados de abril. Todos os processos ativos já foram movidos. Os processos arquivados no Creta serão deslocados para o PJe 2.x. Caso haja necessidade do seu retorno, as partes ainda podem peticionar nesses feitos”, conclui Plínio Barbosa.
Durante a transferência, o Creta ficou inativo para peticionamento. Finalizado esse processo, os advogados já podem continuar o uso, através do sistema PJe 2.x, onde os feitos passaram a tramitar. A utilização do sistema processual Creta dos Juizados foi descontinuada no dia 1° de abril.