Inauguradas mais duas Varas Federais em Alagoas

Imagem: Placa contempla a 13ª e 14ª Varas Federais em Alagoas

Fonte: JFAL

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) inaugurou na tarde desta terça-feira, 26 de março, mais duas varas federais em Alagoas: a 13ª Vara Federal destinada a processos comuns e a 14ª com atendimento exclusivo para Juizado Especial Federal (JEF), com abrangência da capital e mais 44 municípios alagoanos, totalizando uma população de 2 milhões de habitantes.

Segundo dados apresentados pelo juiz substituto designado para a 14ª Vara, Cristiano de Jesus Pereira Nascimento, desde abril de 2011, os dois Juizados Especiais Federais até existentes em Maceió (6ª e 9ª Varas) receberam 37.938 novos processos, realizou mais de 15 mil perícias médicas, cerca de 700 por dia. Em 2013, mais de 5 mil novos processos já foram recebidos. “Todos os dias, são julgados 15 novos processos, o que totalizou o julgamento de 43.265 processos no período, muito mais do que receberam”, disse o magistrado.

De acordo com Cristiano Nascimento, de 2012 para 2013 houve um aumento de 7% na demanda processual, trabalhada sempre com compromisso, qualidade e rapidez, caracterizando a excelência no desempenho dos Juizados Federais da JFAL.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal, Paulo Roberto de Oliveira Lima lembrou que o seu primeiro ato, ao assumir a presidência do Tribunal, foi inaugurar uma vara federal em Alagoas. Hoje, também o seu último ato, pois repassa o cargo ao desembargador Francisco Wildo Lacerda Dantas no dia 3 de abril, foi inaugurar mais duas varas no seu Estado. Ressaltou, porém, haver mais vara em Arapiraca e o a sede própria da Subseção de União dos Palmares que serão inauguradas pelo seu sucessor.

O presidente do TRF5 fez uma homenagem ao diretor do Foro da JFAL, juiz federal Paulo Machado Cordeiro que deixa a direção na próxima segunda-feira, 1º de abril. “Quero saudar Paulo Cordeiro pela condução, seja administrativa ou pela harmonia entre os magistrados durante esses anos, que inclusive foi convidado a permanecer, mas entendeu que essa experiência deve ser vivida por outros colegas”, disse o desembargador Paulo Roberto.

Paulo Roberto de Oliveira Lima citou a importância da criação de novas varas federais para permitir mais qualidade e rapidez ao processo. “Precisamos sempre de mais Juizados Especiais, pois julgar 15 processos num dia é muito, lembrando que cada processo é único e aquele processo a mais é sem dúvida o processo da vida daquele cidadão”, falou.

O diretor da JFAL, juiz federal Paulo Machado Cordeiro ressaltou a forte contribuição da Justiça Federal para a economia alagoana. Em 2012, foram mais de R$ 100 milhões apenas em Requisições de Pequeno Valor, assim como uma demanda crescente de processos previdenciários.

Paulo Cordeiro lembrou o relevante pape da JFAL na formação e aperfeiçoamento de carreiras jurídicas com quadro de estagiários e a excelência de magistrados e se despediu da administração. “Quero agradecer o apoio recebido nesses 11 anos nesse na administração do Foro e transmito nesse momento ao colega André Granja”, disse o diretor, que será substituído pelo juiz André Luís Maia Tobias Granja.

O juiz Aloysio Cavalcanti Lima, designado para a 14ª Vara falou sobre o destaque da JFAL no Processo Judicial Eletrônico, à frente dos demais estados da 5ª Região e sobre a ampliação dos serviços jurisdicionais na esfera federal em Alagoas, desde que chegou a este prédio há 14 anos

Justiça Federal em Alagoas

Supervisão de Comunicação

Por: Ana Márcia Costa Barros

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade