Mutirão da Justiça Federal em Arapiraca conta com parcerias de empresas e 18 juízes

Além dos 18 juízes federais de Alagoas e de outros Estados do Nordeste que vão iniciar às 9 horas desta sexta-feira (21/08) um grande mutirão na Justiça Federal em Arapiraca, o evento terá a parceria de empresas públicas e privadas e da Secretaria Municipal de Saúde.

Como milhares de pessoas vêm da área rural do Agreste e Sertão e são pessoas muito carentes, há seis anos empresas como a Ilpisa e o Grupo Coringa promovem cafés da manhã e lanches para essa população interiorana que busca atendimento judicial. Para alimentar esses jurisdicionados, as empresas fornecem bolos de milho, cuscuz, café, iogurtes e achocolatados. É uma parceria de responsabilidade social.

A Caixa Econômica Federal participa do mutirão com a o fornecimento de cadeiras, freezers e outros apoios. A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca vai realizar palestras, teatros educativos sobre temas relacionados à saúde, especialmente sobre como evitar a Gripe A, além de realizar exames de glicemia e aferição da pressão arterial. Será aplicada ainda a vacina anti-tetânica

O mutirão na 8ª Vara Federal é coordenado pelo juiz federal titular, Rubens de Mendonça Canuto Neto. A Subseção Judiciária de Arapiraca atende a demanda de praticamente metade do Estado, ao abranger 47 municípios do Agreste e Sertão alagoanos.

Segundo o juiz federal Rubens Canuto, o objetivo do mutirão no Juizado Especial Federal (JEF) é melhorar a prestação jurisdicional e desafogar a pauta de processos existentes na 8ª Vara Federal. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, os magistrados federais vão realizar audiências para 1.480 processos, todos de natureza previdenciária, dos quais 90% visam à concessão de aposentadoria rural por idade. Há, ainda, processos de pensão por morte, amparo social, salário-maternidade e outros benefícios.

Em geral, essas pessoas buscam benefícios no valor de um salário mínimo, sendo a maioria delas pessoas carentes, que buscam aposentadoria depois de muitos anos de trabalho na agricultura. “Os Juizados Especiais Federais têm modificado a atuação da Justiça Federal, fazendo com que ela se aproxime dos anseios da população mais carente, pois encontra aqui a possibilidade de obter benefícios que muitas vezes foram indeferidos indevidamente pelo INSS. Os Juizados transformaram a Justiça Federal numa justiça de promoção social”, ressalta Rubens Canuto.

O VI Mutirão do Juizado Especial Federal de Arapiraca foi viabilizado graças ao apoio da Coordenaria dos Juizados da 5ª Região, da Corregedoria Regional e da Direção do Foro da Seção Judiciária, além da colaboração dos juízes federais que se prontificam a participar do evento, da dedicação dos servidores e pessoal de apoio da 8ª Vara Federal de Alagoas e do empenho dos procuradores e prepostos do INSS.

Assessoria de Comunicação

Justiça Federal em Alagoas

Por: Ana Márcia Costa Barros

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.