TRF5: juízes federais debatem acordo ortográfico e Literatura

A literatura nordestina e o acordo ortográfico em vigor, que estabelece diversas mudanças com o objetivo de unificar países de língua portuguesa e simplificar a escrita, serão tratados em curso promovido pelo Tribunal e Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe5), no período de 12 a 14 de fevereiro.

A abertura do curso “Aspecto da Literatura Nordestina - Expressão de uma Realidade Sociocultural” ocorrerá às 8h do próximo dia 12, no auditório da Esmafe5 (Anexo I do TRF5) e a palestra inaugural será ministrada pela desembargadora federal Margarida Cantarelli, que abordará o tema “Acordo Ortográfico e a Linguagem Jurídica”.

Ainda no dia 12, o professor e poeta Diógenes da Cunha Lima (presidente da Academia Norteriograndense de Letras) fará a palestra “A Contribuição da Literatura Potiguar à Cultura Nordestina” e o professor João Chaves (Mestre em Direito pela UFPE, professor da Unicap) coordenará o Cine Fórum “O Homem que Desafiou o Diabo”.

À tarde, o alagoano Graciliano Ramos será tema dos debates. Às 14h, o professor Roberto Sarmento (Doutor em Literatura Brasileira pela UFAL) fará a palestra “Graciliano Ramos: Posição Política e Honestidade Estética” e, em seguida, acontecerá o Cine Fórum “Vidas Secas”, também coordenado pelo professor João Chaves.

A manhã do dia 13 será dedicada à obra de Osman Lins. Os professores Lourival Holanda (Doutor em Letras pela USP) e Lauro de Oliveira (UFPE) ministrarão os painéis “Osman Lins e sua Contribuição à Literatura Brasileira” e “Osman Lins: o Homem e o Amigo”.

Em seguida, será exibido “Lisbela e o Prisioneiro”. Às 14h, o antropólogo e professor Roberto Motta fará a conferência “Mauro Mota - O Poeta do Povo e da Emoção” e, às 15h45, a palestra “Ortografia - Muito Além da Língua” será proferida pelo professor Paulo Gustavo (Mestre em Teoria da Literatura pela UFPE).

No sábado (dia 14), pela manhã, haverá duas palestras. Às 8h30, o professor Paulo Gustavo falará sobre “O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990” e, em seguida, haverá a palestra de encerramento. O curso disponibiliza 50 vagas, dirigidas a juízes federais dos seis Estados da Região: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe. As aulas serão realizadas no auditório da Esmafe5 (Av. Cais do Apolo, s/n - Bairro do Recife) e transmitidas, por videoconferência, para as seis Seções Judiciárias vinculadas.

www.trf5.jus.br.

Por: Ana Márcia Costa Barros

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.