TRF da 5ª Região tem novo presidente

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) tem novo presidente, desde o final da tarde de ontem (28/03). O desembargador federal José Baptista de Almeida Filho assumiu o cargo no lugar de Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti, durante sessão solene no Salão do Pleno do Edifício Ministro Djaci Falcão, no Cais do Apolo, Recife/PE. Na mesma solenidade, foram empossados os desembargadores federais Paulo de Tasso Benevides Gadelha (vice-presidente) e Francisco Wildo Lacerda Dantas (corregedor-geral) para o biênio 2007/2009.

Antes de repassar o cargo ao seu substituto, Francisco Cavalcanti fez um balanço da gestão que comandou por dois anos e agradeceu a colaboração de magistrados, diretores e servidores do Tribunal e das Seções Judiciárias. Também desejou sucesso à nova equipe e falou da “esperança de ver assumindo a Presidência desta Corte um magistrado do porte de José Baptista, considerando aspectos técnicos e éticos”. Em seguida, fizeram o juramento os três componentes da nova Mesa Diretora do TRF5.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco (OAB-PE), Jayme Asfora, ressaltou “a mudança de paradigma verificada hoje no Judiciário Federal, que está inserido em questões nacionais, como violência, maioridade penal, improbidade administrativa e agências reguladoras”. Representando o Ministério Público Federal, o procurador-regional Wellington Saraiva falou sobre temas relevantes, como meio ambiente e segurança pública. “A violência é hoje a principal preocupação da população brasileira e o Poder Judiciário, assim como o Ministério Público, precisam responder com mais rigor à demanda da sociedade pela aplicação das leis penais”, destacou.

Em seu discurso de posse, José Baptista Filho agradeceu as palavras elogiosas dos palestrantes e enalteceu a importância da família e dos amigos em sua trajetória, sem esquecer de destacar os operadores do Direito. Homenageou os servidores da Justiça Federal e, em especial, cada um dos profissionais do seu Gabinete". Falou das virtudes indispensáveis ao juiz e do desafio que está começando agora. Concluiu citando trecho literário de Guimarães Rosa, que diz “o real não está na chegada nem na saída, está no meio da travessia”.

O TRF da 5ª Região tem abrangência sobre seis Estados nordestinos (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe). Entre as muitas presenças de destaque, prestigiaram o evento o ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os governadores Eduardo Campos (PE), Cássio Cunha Lima (PB), Cid Gomes (CE) e Marcelo Déda (SE), representantes dos meios político e jurídico dos seis Estados da Região e comandantes militares.

Por: Cristina Ramos

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade