Plano de Capacitação da Justiça Federal começa a ser traçado

Já neste primeiro encontro, cada grupo elaborou um plano de ação dirigido às áreas temáticas: Diagnóstico - voltado a detectar competências; Avaliação dos programas educacionais - resultados e impactos na organização; Educação a Distância e ferramentas desta modalidade de ensino; Instrutoria e Socialização do Conhecimento * ações de replicação; Treinamento e Desenvolvimento - programa de formação; Gestor-educador * desenvolvimento do novo conceito de liderança.

De acordo com Silvana Conceição Dias, Subsecretária de Desenvolvimento de Recursos Humanos do CJF, e uma das integrantes do Comitê do PNC, os subcomitês terão até 4 de maio para apresentarem a proposta final do Programa para cada uma das áreas. Ao comitê do PNC, composto por servidores da Secretaria de Ensino e da Secretaria de Recursos Humanos do Conselho, caberá a análise e a consolidação de todas as propostas. O produto final será apresentado ao colegiado do CJF ainda em maio.

** Mudança de paradigmas **- A construção de um Programa Nacional de Capacitação da Justiça Federal, previsto na lei 11.416 que dispõe sobre as Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário da União, está sendo um desafio gratificante, segundo Silvana Dias. Com essa tarefa, conceitos antigos caem por terra e novos vão sendo construídos a várias mãos. “Hoje trabalhamos com foco na gestão de competências que é a soma do conhecimento, habilidade e atitude. Uma coisa é o domínio meramente técnico o outro é fomentarmos a sua aplicação no ambiente organizacional”, pondera.

Nesta segunda (19) e terça-feira (20) será a vez dos magistrados avançarem na construção do projeto político-pedagógico das escolas de magistratura da Justiça Federal. Nesses dias os subcomitês composto por juízes e desembargadores dos cinco TRFs e do CJF estarão reunidos em Brasília, no Centrejufe, para detalhar o plano de ação voltado à seleção e aperfeiçoamento dos juízes federais.

Cláudia Moura imprensa@cjf.gov.br

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade