Pescadores reconquistam acesso à praia

Pescadores de Ipioca comemoraram, na última sexta-feira, 2 de março, o fim de uma luta iniciada há dois anos pelo direito ao livre acesso à praia e ao mar. A inauguração de um corredor de 2,5 metros de largura, entre o Hotel d*Anatureza e o terreno baldio de um sítio antigo, permitirá a passagem deles ao local de trabalho. O espaço parece pequeno, mas é suficiente para eles levarem os instrumentos de trabalho até o mar.

A abertura foi determinada pela Justiça Federal, numa ação movida pelo Ministério Público atendendo reclamações dos pescadores, apoiados por entidades da categoria (Federação e Colônia), e pela própria Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

De acordo com os pescadores Genival Basílio e Paulo Jorge, que iniciaram a luta pela reabertura do acesso à praia, nos últimos dez anos a categoria vinha sendo obrigada a enfrentar um desvio de dois quilômetros para passar debaixo de cercas de arame farpado com carros de mão, isopor e rede de pesca. Depois de todo esse sacrifício, chegavam ao ancoradouro dos barcos.

Eles destacam que o segredo foi acreditar num direito que tinham e lutar por ele. No começo éramos só nós dois. Depois fomos ganhando apoio e nunca desistimos, diz Genival.

Para o presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas, Benedito Roque, mais conhecido como Bida, essa reabertura é uma riqueza para os que vivem dentro da organização de pesca, porque leva a outras questões pela reconquista do espaço dos pescadores.

O que se vê hoje é o crescimento da especulação imobiliária nos terrenos da Marinha. O pescador foi expulso da beira-mar. Em Paripueira, por exemplo, os que moravam pertinho da praia estão pendurados em barreiras, diz Bida.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Ramalho, também acredita que a vitória dos pescadores de Ipioca pode deflagrar uma série de demandas jurídicas pelo mesmo motivo. Acho que pode, inclusive, estimular uma ação conjunta de vários governamentais para garantir a abertura de vários acessos, afirma Ramalho.

Para o juiz federal titular da 1ª Vara, responsável pelo processo na Justiça Federal, Leonardo Resende Martins, são iniciativas como essa, baseadas no diálogo e no consenso, que culminam com decisões que favorecem a coletividade. Segundo o magistrado, tais ações atendem aos reclamos da sociedade e cumprem assim o papel da Justiça.

E para servir de exemplo, na entrada do recém-inaugurado acesso foi colocada uma placa com os dizeres. Acesso à Praia de Ipioca. Luta e vitória dos pescadores.

Fonte: Gazeta de Alagoas (Edição de 03/03/2007)

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade