Justiça Federal determina instalação de Defensoria Pública da União em Arapiraca

O juiz federal Rubens de Mendonça Canuto Neto, titular da 8ª Vara que funciona na Subseção Judiciária de Arapiraca, determinou que a União promova num prazo de seis meses, a instalação da Defensoria Pública da União (DPU) em Arapiraca. A decisão resultou de uma Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a União.

Segundo justificativa do MPF, o funcionamento da Justiça Federal naquele município implica na crescente demanda da parcela mais carente da população ao Judiciário. Em face do direito fundamental garantido pela Constituição à prestação da assistência jurídica gratuita pelo Poder Público aos mais necessitados, é imprescindível a instalação da Defensoria Pública, observa o juiz Rubens Canuto.

O julgamento da ação ocorreu no dia 17 de outubro de 2006. Por meio da Portaria nº 357, de 20 de novembro de 2006, a DPU cumpriu com a determinação judicial, redistribuindo um cargo de Defensor Público da União para Arapiraca.

Já estão sendo adotadas providências para as instalações físicas da instituição no município. A Defensoria Pública da União contará com uma sala própria nas dependências da sede definitiva da Subseção Judiciária de Arapiraca, a ser inaugurada nos próximos meses.

Para exercer a função no município foi designado como defensor público da União Waltenberg Lima de Sá.

Assessoria de Comunicação JFAl 2122-4172 - Ana Márcia 9308-6005

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade