Justiça Federal participa da Sexta Semana da Inclusão a partir do dia 20

A Justiça Federal de Alagoas (JFAL), em parceria com a escola Cecília Meireles, irá realizar a Sexta Semana de Inclusão. Intitulada “Diversidade e equidade”, o evento acontecerá na próxima semana, entre os dias 20 e 24 de, com o objetivo de implementar ações de sensibilização, a fim de fomentar maior conscientização e mudanças de atitude que favoreçam a ampliação da acessibilidade e inclusão no Poder Judiciário e na sociedade em geral.

Voltada para pais, profissionais da educação, servidores e público em geral, a Semana da Inclusão estará focada em discutir questões como surdez, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH); Transtorno desafiador de oposição (TOD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). “São questões que fazem parte da realidade social e que precisam de atenção e de debates, daí o envolvimento do Judiciário na divulgação e participação na programação”, explica o juiz federal Felini de Oliveira Wanderley, que irá mediar algumas das palestras. “A programação deverá proporcionar uma troca de informações e experiências”, acrescenta o magistrado.

Pela primeira vez, o evento acontece em parceria com a JFAL. “É uma oportunidade para discutir de maneira ampla, com a sociedade, a necessidade de uma permanente política de inclusão. Somente assim as pessoas podem ter outros olhos para essa questão e aceitar de forma mais igualitária, com oportunidade para todos”, finaliza Felini Wanderley.

A Semana da Inclusão será realizada no formato virtual e transmitida ao vivo, através do canal da Justiça Federal no YouTube, com certificação de 12 horas para os participantes. A inscrição somente será obrigatória para aqueles que necessitam obter o certificado de participação e poderá ser feita através do endereço eletrônico https://doity.com.br/sexta-semana-da-incluso-escola-ceclia-meireles-e-justia-federal-de-alagoas

A abertura da Sexta Semana da Inclusão acontece na segunda-feira, 20 de setembro, às 18h45. Após a apresentação inicial, às 19h Tatiana Takeda (GO) fará a palestra “Inclusão escolar em tempos de pandemia” e, em seguida, o juiz federal Antônio Araújo (AL) abordará o tema “Poder Judiciário e inclusão”. No dia 21, a partir das 19h30, Cláudio Cerqueira (AL) fará a palestra “O que são TDAH e TOD e quando estão relacionados”. No dia 22, a palestra será com Juliana Luciani (AL) e o tema “Escola inclusiva x escola bilíngue: uma nova realidade a partir da LDB”.

A programação prossegue no dia 23, sempre às 19h30, com Joze Alana Tenório (AL), que fará a palestra “Meu filho tem autismo, e agora? Passo a passo após o diagnóstico”. No encerramento da Sexta Semana da Inclusão, no dia 24, Paulo da Luz (PB) vai falar sobre “Direito à saúde e autismo - considerações sobre a saúde pública e suplementar”. A programação contará com mediações do juiz federal Felini Wanderley e do jornalista e advogado Elias Ferreira.

Léa Carvalho Barros, coordenadora pedagógica da escola Cecília Meireles, considera que a convivência com as diferenças propicia o trabalho com a diversidade. “Somente assim conseguiremos formar cidadãos conscientes da importância do respeito à diversidade em seu conceito mais amplo”, afirma.

Com exceção da abertura, no dia 20, que começa às 18h45, a programação será realizada a partir das 19h30 e será toda transmitida pelo canal da Justiça Federal no YouTube, através do endereço https://tinyurl.com/canaljfal.

Ascom JFAL

Por: ASCOM
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade