Uso do PJE 2.x nos JEFs será obrigatório a partir do dia 1/06

A partir da próxima terça-feira (1º/06), entra a vigor a Resolução Pleno nº 9/2021, que torna obrigatório o uso do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) - versão 2.x nos Juizados Especiais Federais (JEFs) da 5ª Região. A medida, aprovada, por unanimidade, pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 no início deste mês, tem o objetivo de uniformizar os sistemas de processo eletrônico em funcionamento no Tribunal, atendendo às exigências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com o art. 1º da Resolução, a utilização obrigatória do PJe 2.x abrangerá a propositura e tramitação de ações judiciais, incidentes processuais e ações conexas, em duas situações: nas classes originárias das Turmas Recursais e nas ações em que figurem como demandados, perante os JEFs, partes distintas da União Federal e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Os recursos interpostos contra decisões proferidas em ações que já tramitam no PJe deverão ser protocolados no mesmo sistema.

Já o art. 2º estabelece que, para situações que não se enquadram no disposto no artigo anterior, permanecerá facultativa a propositura de ações de competência dos JEFs no PJe, ficando a critério das partes, advogados e procuradores optar pelo uso do sistema Creta ou do PJe 2.x.

Os recursos criminais nas Turmas Recursais deverão ser, necessariamente, encaminhados do sistema PJe/TRF5 ao sistema PJe 2.x, sendo vedada a utilização do sistema Creta.

Confira abaixo a íntegra da Resolução Pleno nº 9/2021:

Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5

Por: ASCOM
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade