TJAL inaugura Centro de Conciliação e Mediação advogado Tobias Granja

Imagem: Placa

Fonte: JFAL

Imagem: Frente

Fonte: JFAL

Imagem: Frente

Fonte: JFAL

Presidente Tutmés Airan destacou sua felicidade em entregar um instrumento destinado a trabalhar com a cultura da paz.

Feliz e orgulhoso foram as palavras que resumiram o sentimento do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, ao inaugurar o Centro de Conciliação e Mediação no penúltimo dia de sua gestão. O local recebeu o nome do advogado Francisco Guilherme Tobias Granja e conta com o Cejusc Pré-Processual, Cejusc Processual, Cejusc Cidadania, 15 salas de mediação e conciliação, gabinete de juiz, banheiros, além de uma sala para o Projeto Justicinha.

‘‘Tenho plena consciência de que o Judiciário é um grande fazedor de paz. Eu acredito nessa política, acho que é o melhor caminho para o Poder Judiciário dar a resposta que a população tanto deseja, uma resposta ágil, humana, sensível e que impõe uma decisão conhecendo profundamente do problema e mais, fazendo com que as partes envolvidas no conflito participem dessa decisão e construam-na juntos. É como se fosse uma solução a seis mãos e isso naturalmente produz muito mais satisfação do que a decisão tradicional imposta goela abaixo das pessoas’’, falou o presidente.

Para o juiz federal André Granja, filho do homenageado, dar o nome de um advogado a uma unidade judiciária é também reconhecer a importância desse profissional para o funcionamento do sistema de Justiça e sobretudo na área da conciliação e mediação, o qual dá suporte técnico para as partes chegarem nos acordos.

‘‘Isso demonstra uma preocupação em exaltar a importância da advocacia nesse movimento voltado a resolução de conflitos através da conciliação e também de resgatar a história de Tobias Granja, que era um advogado e jornalista, homem comprometido com as causas sociais. Ele, inclusive, perdeu a vida em razão do seu ofício como advogado, mas deixou um legado que tem que ser relembrado por Alagoas e o TJAL faz justiça ao resgatar a história de Tobias Granja’’, disse.

O juiz José Miranda, coordenador geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania do (Nupemec), também falou do orgulho de fazer parte da gestão que priorizou incentivar a mediação e conciliação. ‘‘O lugar é muito maior e terá capacidade de atender mais pessoas. Com isso vai ser mais rápido para encerrar os processos. Você vai ampliar a cultura da paz e automaticamente terminar os processos de maneira mais rápida que é o objetivo de todo o Tribunal’’, disse.

A juíza Maysa Cesário, coordenadora do CEJUSC Processual e do projeto Justicinha, explicou que o centro também contará com um local destinado para crianças brincarem e aprenderem sobre os benefícios da conciliação enquanto os pais ou responsáveis participam de audiências.

‘‘As crianças ficarão acompanhadas por uma pessoa responsável e terão acesso ao Projeto Justicinha, no qual a gente trabalha a cultura da paz nos lares, nas escolas. O espaço tem todas as características da cartilha da história ‘O pé das maças douradas’ que diz como você deve ser um mediador em casa, na escola, no trabalho’’, contou a magistrada.

O centro é localizado ao lado do Fórum da Capital, no Barro Duro, tem cerca de 300 m². Para a reforma do espaço foram investidos R$ 185 mil do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris).

Homenageado Tobias Granja

O advogado Francisco Guilherme Tobias Granja nasceu em Palmeira dos Índios, no dia 13 de fevereiro de 1945. Iniciou sua carreira de jornalista e se formou no curso de Direito na década de 60. Trabalhou nas revistas Cruzeiro, Manchete, Fatos e Fotos, Jornal do Rio de Janeiro, Gazeta de Alagoas, O Pulso, Tribuna de Alagoas e Jornal de Alagoas.

Foi assessor parlamentar do Governo de Alagoas, procurador de Estado de Alagoas e segundo suplente de deputado federal. Foi advogado militante nas áreas penal, civil e eleitoral. Tobias Granja foi assassinado em junho de 1982, aos 37 anos.

Fonte:

Robertta Farias - Dicom TJAL

imprensa@tjal.jus.br

Por: Fabiano Andrade Costa
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade