Novembro Azul: Cuidados com a Saúde

Imagem: JFAL Novembro Azul

Fonte: JFAL

Em novembro, as atenções se voltam para a conscientização sobre o câncer de próstata. JFAL muda sua iluminação para lembrar a população dessa luta.

No Brasil é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a causa da morte de quase 29% da população masculina que desenvolve tumores malignos.

Apesar da gravidade, a doença normalmente tem instalação e desenvolvimento lento. Nas fases iniciais o paciente não apresenta sintomas relacionados ao câncer de próstata, porém com a evolução da patologia, o tumor cresce e pode ocasionar sangramentos, obstrução do jato urinário e dor na pelve. Em fases mais avançadas, as células malignas podem espalhar-se pelo corpo, causando lesões nos ossos, pulmões e outros órgãos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata. A indicação é que os homens procurem o urologista para monitorar sua saúde e detectar a doença a partir dos 50 anos. Aqueles com parentes em primeiro grau com câncer de próstata, obesos ou afrodescendentes, devem começar aos 45 anos, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura dessa doença em até 90% dos casos.

Neste ano, com cenário de pandemia, a Seção de Saúde chama a atenção dos servidores para a necessidade de cuidar do corpo e da mente. Ser homem é também praticar o autocuidado: fazer atividade física regularmente, ter uma alimentação equilibrada, não fumar, ingerir menos ou nenhuma bebida alcoólica, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e fazer o exame da próstata.

Consulte seu urologista! Informe-se sobre o câncer de próstata.

#SejaHeróiDaSuaSaúde

DRIBLE O PRECONCEITO E CUIDE DA SUA SAÚDE

Anexos

Por: Laila Cavalcante Testa
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade