Pelo 3º ano consecutivo, a Justiça Federal em Alagoas é destaque nacional em produtividade no Relatório Justiça em Números do CNJ

Imagem: Justiça em Números

Fonte: CNJ

_JFAL atinge 100% no Índice de Produtividade Comparada da Justiça - IPC-Jus _

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza desde 2004 o levantamento anual do desempenho do Poder Judiciário e o resultado desse trabalho é exposto no Relatório Justiça em Números, cuja divulgação visa conferir publicidade e transparência à produtividade de cada órgão jurisdicional brasileiro.

Na apresentação da edição de 2020, o Ministro Dias Toffoli, que atualmente preside o CNJ, ressalta que o Relatório Justiça em Números apresenta “uma radiografia completa da Justiça, com informações detalhadas sobre o desempenho dos órgãos que integram o Poder Judiciário, seus gastos e sua estrutura”.

Assim como aconteceu no ano de 2018 (ano base 2017), o Relatório Justiça em Números de 2020 (ano base 2019) mostra que a JFAL atingiu 100% no Índice de Produtividade Comparada da Justiça - IPC-Jus (v. pág. 231/267), que “resume a produtividade e a eficiência relativa dos tribunais em um escore único, ao comparar a eficiência otimizada com a aferida em cada unidade judiciária” (v. pág. 215/267). O gráfico completo pode ser consultado na imagem ao lado.

Outro indicador pesquisado pelo CNJ e que também evidencia o bom desempenho da Justiça Federal em Alagoas, consiste na taxa de congestionamento, pois, conforme restou apurado, “a taxa de congestionamento líquida comparada com a produtividade dos magistrados (Figura 184), com a produtividade dos servidores (Figura 185) e com a despesa total (Figura 186) mostra que as seções judiciárias de Alagoas, Minas Gerais e Tocantins foram as únicas na fronteira de eficiência em todas as dimensões analisadas” (v. pág. 231/267).

Alagoas também se destacou no Índice de produtividade dos magistrados (IPM) realizado versus necessário para que cada tribunal atinja IPC-Jus de 100% na área judiciária de 1º grau, onde também atingiu a marca de 100% (v. fig. 188, pág. 235/267).

Não foi diferente o êxito da JFAL quanto ao Índice de produtividade dos servidores (IPS) realizado × necessário para que cada tribunal atinja IPC-Jus de 100% na área judiciária de 1º grau, em que também obteve o escore máximo (v. fig. 190, pág. 234/267).

Segundo o juiz federal André Monteiro, diretor do foro, esse resultado é reflexo do trabalho, esforço e dedicação dos juízes, servidores e demais colaboradores, dando continuidade à tradição de excelência e produtividade da Justiça Federal em Alagoas na prestação dos serviços à sociedade alagoana, tanto em números absolutos quanto comparativos.

Relatório Justiça em Números 2020: ano-base 2019/Conselho Nacional de Justiça - Brasília: CNJ, 2020. (Consulte abaixo.)

Por: Laila Cavalcante Testa
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade