TRF5 analisa momento oportuno para retomada dos serviços presenciais

Imagem: TRF5 analisa volta às atividades presenciais

Fonte: JFAL

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, desembargador federal Vladimir Carvalho, informa que a Corte assinou, na última quarta-feira (03/06), o Ato nº 222/2020, que institui grupo de trabalho voltado à implementação e ao acompanhamento do retorno gradual às atividades presenciais no âmbito do TRF5 e das Seções Judiciárias vinculadas. A iniciativa se dá após a publicação da Resolução 322/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece medidas para a retomada dos serviços presenciais nas Primeira e Segunda instâncias da Justiça Federal, Justiça do Trabalho e Justiça Estadual.

De acordo com a Resolução CNJ nº 322, a data de reabertura dos trabalhos presenciais ficará a critério de cada Tribunal, que verificará as condições sanitárias e de atendimento de saúde pública local, para que essa retomada, em primeira etapa, possa ocorrer.

O grupo de trabalho do TRF5, instituído pelo Ato nº 222/2020, é composto por magistrados de 1º e 2º Graus, pela juíza federal auxiliar da Presidência, por integrantes da equipe médica do TRF5 e diretores de diversos setores do Tribunal. Esse grupo terá a incumbência de analisar, junto com todos os diretores de foro das seis Seções Judiciárias vinculadas, a situação de cada Estado, para, de acordo com cada realidade local, e ouvido o Pleno do TRF5, retomar as atividades presenciais, suspensas desde o dia 23 de março deste ano.

Reunião com os Diretores de Foro das Seções Judiciárias da 5ª região

Na última sexta-feira (05/06) houve uma reunião telepresencial entre o presidente do TRF5 e os diretores de Foro das Seções Judiciárias vinculadas (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe), para analisar o cenário da pandemia da Covid-19 nos estados que compõem a 5ª Região da Justiça Federal (JF5), bem como as possibilidades do retorno gradual às atividades presenciais. Também participaram os integrantes do Grupo de Trabalho instituído pelo Ato nº 222/2020, da Presidência do TRF5.

Durante a reunião, todos os diretores das Seções Judiciárias relataram a evolução da Covid-19 em seus estados e as ações que estão sendo adotadas pelas respectivas administrações, para prevenção de contágio pelo novo Coronavírus (Sars-CoV-2). Em Alagoas, por exemplo, a curva da doença começou a ascender há poucos dias. O diretor do Foro da SJAL, juiz federal André Monteiro, garantiu que a produtividade com o teletrabalho está em alta, só demonstrando preocupação com os atos presenciais, como perícias e audiências.

Na ocasião, a equipe médica do Núcleo de Assistência à Saúde do TRF5 fez uma explanação, sugerindo medidas e ações sanitárias que podem ser adotadas pelas Seções, para aumentar a segurança das pessoas. O presidente do TRF5, desembargador federal Vladimir Carvalho, por sua vez, ratificou que vai continuar os estudos para o plano de retomada do trabalho presencial, porém, que não pretende colocar vidas em risco, ou seja, que isso só ocorrerá quando for possível e seguro para todos os públicos que frequentam os prédios da JF5.

Produtividade - O TRF5 vem analisando periodicamente os dados da produtividade na área judiciária, durante o teletrabalho, e se certificando que o regime diferenciado tem dado certo: do dia 20 de março, quando teve início o trabalho remoto, até esta sexta (5/06), o Tribunal e as Seções Judiciárias vinculadas editaram 450.319 atos processuais, um total de 78.342 atos a mais em comparação ao mesmo período de 2019.

Nos mais de 450 mil atos editados até o momento, estão incluídos 83.635 sentenças, 69.236 decisões, 38.902 acórdãos e 258.546 despachos. As informações são sistematizadas diariamente pela ferramenta Business Inteligente (BI).

Notícias originais: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

Copilado e edição: Seção de Comunicação Social - JFAL

Por: Laila Cavalcante Testa
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade