Justiça Federal recebe dirigentes da OAB/AL

Imagem: Magistrados e dirigentes da OAB/AL se reúnem na JFAL

Fonte: Ascom- Jfal

O juiz federal vice-diretor do Foro André Tobias Granja, por delegação do Diretor do Foro, e o juiz federal coordenador dos Juizados Especiais Federais (JEFs) Felini de Oliveira Wanderley receberam nesta quarta-feira (14), na sede da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), o presidente da OAB-AL Nivaldo Barbosa Jr, o secretário geral da OAB Leonardo Moraes, o presidente da Comissão de Direito Previdenciário Isaac Mascena, o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos Daniel Gueiros, bem como os advogados Flávio Farias e João Onuki, membro das Comissões da Pessoa com Deficiência e de Direito Previdenciário, respectivamente.

O encontro entre os magistrados e os advogados teve como pauta assuntos de interesse comum da instituição e da classe dos advogados.

Foi discutido o projeto de lei que trata das perícias no âmbito dos JEFs, quando foi externada a preocupação da OAB com a qualidade e independência dos julgamentos, com o auxílio de Peritos do quadro Poder Executivo Federal para realização de perícias no âmbito Poder Judiciário.

Outro tema destacado na reunião foi relativo ao respeito às prerrogativas dos advogados e a necessidade de diálogo permanente entre todos os atores do sistema de justiça, de modo a assegurar uma convivência harmônica e produtiva, quando os advogados presentes fizeram críticas ponderadas e direcionadas ao aperfeiçoamento da Justiça Federal em Alagoas.

O vice-diretor do foro ressaltou que o papel da Justiça envolve não só a entrega da prestação ao jurisdicionado, como também medidas voltadas a uma atuação satisfatória e independente dos advogados, ressaltando que as tensões do ambiente forense e o excesso de volume de processos podem, muitas vezes, dificultar o diálogo e levar a equívocos na atuação da instituição. Nessa perspectiva, ressaltou que as críticas da classe dos Advogados pode contribuir muito para o aprimoramento da atuação dos Magistrados e Servidores da JFAL.

Os membros da OAB/AL também levaram ao juiz federal coordenador dos juizados um pleito concernente à necessidade de uniformização de entendimento em relação a retenção dos honorários contratuais no âmbito dos JEFs, tema este que será levado ao debate entre os magistrados.

Ao final, o vice-diretor questionou se a estrutura oferecida pela Justiça aos advogados vinha atendendo às expectativas, ocasião em que foi reiterado um pleito de utilização pelos advogados e jurisdicionados dos JEFs do espaço no andar térreo atualmente desocupado e reservado à próxima vara de juizado, quando foi firmado o compromisso de levar o assunto à decisão do diretor do foro da Seção Judiciária de Alagoas.

Por: Maria Barreiros de Araújo Machado
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade