TRF5 é o primeiro tribunal federal a implantar o SEEU

O CNJ baixou a Resolução nº 280/2019, estabelecendo diretrizes e parâmetros para o processamento da execução penal nos tribunais brasileiros, por intermédio do Sistema Eletrônico de Execução Unificado - SEEU.

Pela referida Resolução, o CNJ pretende que todos os processos de execução penal nos tribunais brasileiros tramitem, obrigatoriamente, pelo SEEU, a partir de 31 de dezembro de 2019, o que possibilitará que o processamento da execução penal ocorra em formato eletrônico, de modo padronizado e eficiente.

O desenvolvimento do SEEU considerará a integração com o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões - BNMP e outros sistemas pertinentes, com a construção de interfaces de comunicação e alimentação, em articulação entre os tribunais e o Poder Executivo local. O objetivo da unificação de todos os processos em um único sistema é promover uma gestão mais efetiva da execução penal, possibilitando o controle informatizado dos dados relacionados ao sistema carcerário.

**Precursor **- A Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 publicou o Ato n° 208/19 no Diário Eletrônico Administrativo da terça-feira (4), regulamentando o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), no âmbito da Justiça Federal da 5ª Região. De acordo com o mencionado Ato, todos os processos de execução penal migrarão para o aludido sistema até o dia 30 de junho de 2019. Com essa medida, o TRF5 foi o primeiro tribunal federal a implantar o modelo.

**Treinamento **- Nos dias 3 e 4 de junho, uma equipe do CNJ treinou servidores do TRF5 e das Seções Judiciárias vinculadas no uso do SEEU, tendo a Seção Judiciária de Alagoas participado com cinco servidores: Thiago Alves de Oliveira da 11ª Vara; Ricardo Leite Duarte da 4ª Vara; Aloisio Lopes de Oliveira Neto da 8ª Vara; Dênis Almeida Suruagy da Silva da 7ª vara e Glenna Ryane Falcão Bezerra da 12ª Vara federal. Os trabalhos de capacitação envolvem três etapas: digitalização de processos; cadastramento de processos eletrônicos no SEEU; e lançamento dos dados no novo sistema. Hoje, o TRF5 conta com cerca de 2.800 processos de execução penal, sendo 2.500 processos eletrônicos e apenas 300 físicos. A força-tarefa do CNJ permanece até o dia 20 deste mês, para auxiliar no cadastramento.

Segue anexo o Ato nº 208/19, que regulamenta o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), no âmbito da Justiça Federal da 5ª Região.

Autor: Assessoria do Diretor do Foro

Anexos

Por: Maria Barreiros de Araújo Machado
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade