Jfal apoia a Campanha que combate a leucemia: Fevereiro Laranja

Imagem: Fevereiro Laranja

Fonte: Imagem divulgação

Neste mês é realizada a Campanha Fevereiro Laranja. A cor faz referência à prevenção, diagnóstico e combate à Leucemia, doença maligna originada na medula óssea. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a incidência da doença no país, é de 5,9 mil novos casos em homens e 4,8 mil em mulheres. A seção de Saúde e a Seção de Qualidade de Vida da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) destacam a importância da doação de medula óssea.

Na próxima quinta-feira (21), a Caixa de Assistência dos Advogados, da OAB, promoverá uma ação no térreo da JFAL, com aferição de pressão e teste de glicemia, o tema será o Combate à Leucemia.

Os interessados em serem doadores devem se cadastrar no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea ( Redome ), apresentar o CPF e ter mais de 18 anos. “Além de ter boas condições de saúde,” explicou a médica da JFAL, Andréia Feitoza Souto.

Ainda segundo a médica, basta procurar o Hemocentro de Alagoas e coletar 5 ml de sangue, que será submetido à análise laboratorial do código genético. Esse tipo de câncer ocasiona a reprodução descontrolada dos leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, e pode ser classificada em aguda ou crônica.

Sintomas - palidez, sonolência, fadiga, palpitação, sangramento na gengiva e nariz, manchas roxas na pele, dor nas articulações, febre, suor noturno e desconforto abdominal. “Um sinal também sugestivo da doença é a presença de gânglios linfáticos aumentados de volume e sem dor, situados principalmente nas axilas e no pescoço,” salientou Dra. Andréia Souto.

Prevenção- A maioria das pessoas que contraem leucemia mieloide aguda não têm fatores de risco conhecidos, por isso não há maneira de prevenir as leucemias. O tabagismo é o fator de risco controlável mais significativo para a leucemia mieloide aguda, e parar de fumar reduz o risco de uma pessoa contrair a doença.

autor: Ascom/ JFAL - Maria Barreiros

Por: Maria Barreiros de Araújo Machado
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade