Pleno do TRF5 elege Mesa Diretora para o biênio 2019-2021

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 estará sob nova gestão a partir de abril de 2019. O Pleno do Tribunal elegeu, na tarde de hoje (19), por aclamação, o desembargador federal Vladimir Carvalho para presidente da Corte, o desembargador federal Rubens Canuto para vice-presidente e o desembargador federal Carlos Rebêlo para corregedor-regional. Rebêlo também coordenará o Gabinete de Conciliação. A nova Mesa Diretora foi escolhida para o biênio 2019-2021.

Na ocasião, também foram escolhidos o novo diretor da Escola da Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), desembargador federal Rogério Fialho, que terá como vice-diretor o desembargador federal Fernando Braga; o diretor do Gabinete da Revista, desembargador federal Leonardo Carvalho; e o coordenador regional dos Juizados Especiais Federais (JEFs), desembargador federal Paulo Roberto Oliveira Lima, que contará com o desembargador federal Paulo Cordeiro como vice-coordenador regional.

Para a Comissão de Jurisprudência do TRF5 foram escolhidos os desembargadores federais Edílson Nobre, Roberto Machado e Alexandre Luna. A Comissão de Regimento Interno será conduzida pelos desembargadores federais Paulo Roberto Oliveira Lima, Paulo Cordeiro e Élio Siqueira. E, finalmente, para a Comissão de Informática, os desembargadores federais José Lázaro Guimarães, Rogério Fialho e Cid Marconi.

Vladimir Carvalho agradeceu a indicação para a Presidência da Corte. “Eu quero agradecer aos eminentes pares o voto de confiança que me é concedido. Estarei de portas abertas para sugestões e reclamações”, garantiu o presidente eleito. O vice-presidente eleito, Rubens Canuto, também agradeceu a confiança do Tribunal. “Ponho-me inteiramente à disposição do Dr. Vladimir e comprometo-me a fazer, na condição de vice-presidente, o melhor que for possível, tanto para todos os pares quanto para colaborar com a administração”, assegurou.

O atual presidente do TRF5, desembargador federal Manoel Erhardt, elogiou os novos integrantes da Mesa. “O Tribunal está muito bem representado no que tange à sua condução nos próximos dois anos. Tenho certeza que teremos uma administração bastante exitosa”, declarou.

Perfis - Natural de Itabaiana (SE), o presidente eleito do TRF5, Vladimir Souza Carvalho, é graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Sergipe (1973). Foi juiz de direito em Sergipe; juiz federal no Piauí (de 1984‐1985), em Alagoas (1985‐1987) e Sergipe. Foi membro substituto dos tribunais regionais eleitorais do Piauí, Alagoas e Sergipe, ocupando, neste último, como titular, a vaga destinada a juiz federal por três biênios. Presidiu, em 2002, a 1ª Turma Recursal dos Juizados Federais Especiais de Sergipe. Integrou da 1ª Turma de Uniformização das Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais, em Brasília‐DF, em 2002‐2003. É desembargador federal do TRF5 desde 2008, tendo sido promovido pelo critério de antiguidade. Atualmente, compõe a Segunda Turma do TRF5 e atuou, nas Eleições 2018, como desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, na classe juiz federal. Autor de diversas obras literárias, Carvalho é membro da Academia Sergipana de Letras.

Natural de Maceió/AL, Rubens de Mendonça Canuto Neto é graduado em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e pós-graduado em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi delegado da Polícia Federal (1999-2000) e advogado da União (2000-2002). Ingressou na Justiça Federal em agosto de 2002, no cargo de juiz federal substituto na 4ª Região. Conseguiu remoção para a 5ª Região em outubro do mesmo ano, onde passou a atuar na Seção Judiciária de Alagoas, na 2ª Vara Federal, em Maceió. Em março de 2005, foi promovido a juiz titular, atuando na 8ª Vara Federal de Arapiraca até 2009. No final do referido ano foi removido para a 8ª Vara Federal de Alagoas, em União dos Palmares. Em 2012, assumiu a 2ª Relatoria da Turma Recursal da SJAL, em Maceió. Ainda em 2012, assumiu a 14ª Vara Federal, sendo o primeiro juiz da referida Vara, com competência exclusiva de Juizado Especial Federal. Em 2014, retornou para a 2ª Vara Federal, em Maceió. De maio de 2014 a maio de 2015, prestou serviços à Corregedoria Geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília. Atuou como desembargador federal convocado por inúmeras vezes, tendo sido promovido, por merecimento, a desembargador federal do TRF5, em dezembro de 2015. Atualmente, é presidente da Quarta Turma de julgamento do TRF5.

Natural de Alenquer (PA), Carlos Rebêlo Júnior é bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e em Filosofia, pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor de Direito Internacional Público da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde coordena o Núcleo de extensão Pesquisa em Relações Internacionais (NEPRIN). Foi procurador autárquico da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) e juiz do trabalho substituto em Macau (RN). Ingressou na Justiça Federal em Pernambuco, em fevereiro de 1988, sendo removido para a Seção Judiciária de Sergipe, em junho do mesmo ano, onde exerceu o cargo de diretor do Foro por oito anos consecutivos. Tomou posse como desembargador federal do TRF5 em setembro de 2015. Atualmente, é membro da Terceira Turma de julgamento desta Corte.

**Autor: **Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

Por: Maria Barreiros de Araújo Machado
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade