Quarta-feira, 31 de outubro de 2018 09:13

Juizados Especiais Federais de Alagoas promovem o primeiro café solidário

Os Juizados Especiais Federais (JEFs), da Seção Judiciária de Alagoas, lançaram nesta terça-feira (30) uma ação social promovida e viabilizada pelos próprios juízes e servidores das varas. Trata-se do Café Solidário. Na ocasião foram preparados e distribuídos mais de 200 lanches para as pessoas que aguardavam perícias e audiências. 


Além do Café da Manhã, o público externo pode fazer exames de glicose e aferição de pressão, por meio da parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados, vinculada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Segundo o Juiz Federal, titular da 14ª Vara Federal e coordenador dos JEFs, Felini de Oliveira Wanderley, "Todos os dias centenas de pessoas comparecem aos juizados para perícias e audiências, sendo que a maioria delas vem do interior, e saem muito cedo de casa, muitas vezes sem ter o que comer, apenas com o dinheiro da passagem. Essa ação visa dar um pouco de alento a elas, que buscam na Justiça a esperança de uma vida melhor".


O magistrado ainda ressaltou que o ideal seria distribuir o café todos os dias, mas como não há verba específica para isso e os valores foram arrecadados mediante doação dos próprios servidores, juízes e apoio da OAB, fica difícil devido ao grande número de pessoas, mas que seria o primeiro passo para incentivar outras pessoas e instituições a ajudar.
A dona de casa, Josefa Soares, moradora do município de Campo Alegre, cerca de duas horas de Maceió, disse que apenas estava com o dinheiro da passagem e não sabia o que iria comer durante o dia. “Vim de Campo Alegre só com a roupa do corpo e a passagem. Precisava resolver minha aposentadoria e fiquei muito feliz e grata com esse lanche que recebi da Justiça,” falou a dona de casa.


O café solidário será distribuído uma vez por mês e já conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil/AL. E todos aqueles que quiserem colaborar de alguma forma podem entrar em contato com a Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais de Alagoas pelos  telefones: 2122-1442/1446

 

Autor: Juiz Federal Felini de Oliveira Wanderley com colaboração Ascom/Jfal