Dia 28 de julho é o prazo final para migração do Regime Previdenciário

Magistrados e servidores de primeiro e segundo graus, inclusive cedidos, pertencentes aos Tribunais da Justiça Federal, têm até o próximo dia 28 de julho, em caráter irrevogável e irretratável, para optarem pela migração do Regime Previdenciário, que a Resolução do Conselho de Justiça Federal (CJF) nº 490, de 28 de junho de 2018 dispôs, instituído pela Lei nº 12.618/2012.

A Lei dispõe ainda, sobre o cálculo do benefício especial, no âmbito daquele Conselho e da Justiça Federal de primeiro e segundo graus. A opção pela migração deverá ser realizada por meio do preenchimento do formulário contido no Anexo I da Resolução ( que está no Sistema SEI), para o Núcleo de Gestão de Pessoas da Seção Judiciária.

Para fins de subsídio quanto à opção de migração, o magistrado ou servidor poderá solicitar à unidade de gestão de pessoas de seu órgão o cálculo estimativo do benefício especial de que trata o art. 3º, inciso II, §1º, da Lei nº 12.618/2012, via sistema SEI, por meio do formulário constante do Anexo II da Resolução CJF nº 490/2018 (já disponibilizado no Sistema). Exclusivamente neste caso, assim como os servidores, os magistrados de primeiro grau deverão encaminhar a solicitação para a Direção do Foro/ Núcleo de Gestão de Pessoas da Seção Judiciária correspondente, nos termos do Ato nº 148/2018, da Presidência do TRF5.

Mais informações sobre à adesão ao Regime Previdenciário

A solicitação de cálculo estimativo do valor do benefício especial deverá ser realizada até o próximo dia 20 (sexta-feira), para que haja tempo suficiente de elaboração pela unidade competente antes da data limite de opção.

Caberá ao requerente a apresentação, no original ou em cópia legível e autenticada, das Relações das Remunerações de Contribuições atinentes a outros vínculos funcionais diversos daqueles da Justiça Federal da 5ª Região.

O benefício especial poderá, a qualquer momento, inclusive após a opção por migração, ser recalculado para fins de correção de erro material ou, a pedido do interessado, para fins de averbação de período contributivo para os regimes próprios, inclusive os anteriores à competência de julho de 1994, ou inclusão de parcelas decorrentes de decisão judicial transitada em julgado.

A forma de cálculo do benefício especial e parâmetros a serem utilizados estão explicitados na Resolução CJF nº 490/2018 e no voto da Ministra Presidente do Conselho, que acompanha o presente expediente, esclarecendo-se, para fins de uniformização dos procedimentos a serem adotados pelas unidades de gestão de pessoas da 5ª Região.

Segue resolução e cartilha do Sindjus.

Ascom/JFAL

Por: Maria Barreiros de Araújo Machado
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade