Quinta-feira, 05 de julho de 2018 18:05

TRF5 conclui registro de presos no BNMP

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) está entre os três primeiros do país a concluir o cadastramento de presos no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP). A ferramenta, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), integra todos os tribunais e possibilita o registro e a consulta de informações sobre mandados de prisão. Foram registradas no sistema, pela Justiça Federal na 5ª Região, 299 pessoas presas, sendo 167 de forma provisória e outras 132 por cumprimento da pena. Desse 
total, 293 são do sexo masculino e apenas seis do sexo feminino. 

A Justiça Federal da 2ª e 4ª Regiões também concluíram o cadastramento dos detentos sob sua responsabilidade. A primeira registrou 269 pessoas privadas de liberdade e a segunda, 470. Até o final de junho, os dados de 2.390 presos por determinação de juízes federais já constavam no BNMP. 

Objetivo - A integração das informações possibilitará o monitoramento das ordens de prisão expedidas pelo Judiciário, o controle do cumprimento das ordens de prisão e soltura em âmbito nacional e em tempo real, permitindo a criação de um Cadastro Nacional de Presos.