Reforma moderniza a Sede da JFAL e otimiza acessibilidade à população

Imagem: Novo Juizado Especial Federal de Alagoas

Fonte: Ascom- Jfal

O edifício sede da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), Fórum Juiz Carlos Gomes de Barros, passou por mais uma etapa de ampla reforma e de várias obras para recuperação, manutenção e modernização de suas dependências e instalações. As obras serão entregues nas próximas semanas e estão alinhadas com o Planejamento Estratégico e com o Plano de Obras da instituição.

O prédio da JFAL foi inaugurado há 19 anos e já enfrentava vários problemas devido ao desgaste natural das edificações e pelo intenso uso. As obras serviram para recuperar a eficiência das instalações e melhorá-las, além de modernizar e otimizar espaços para melhor adequação às normas técnicas atuais de segurança e de acessibilidade — e melhor atendimento às pessoas que procuram os serviços da JFAL, a exemplo dos espaços destinados aos Juizados Especiais Federais (JEFs), onde funcionam a 6ª, 9ª e 14ª Varas.

O diretor do Foro, juiz federal Raimundo Alves de Campos Júnior, explica que uma das principais finalidades da reforma, além de diminuir os custos de manutenção e de recuperar as instalações do prédio-sede que estavam mais comprometidas pela ação do tempo, é dar melhor estrutura aos juizados, que são parte essencial da justiça e possuem grande demanda. “A modernização, ampliação e otimização dos espaços destinados aos Juizados Especiais Federais (JEFs) proporcionarão maior conforto e acessibilidade a seus usuários, bem como darão maior agilidade na prestação jurisdicional”, salienta o magistrado.

O Coordenador dos JEFs, juiz federal Fellini de Oliveira Wanderley, por sua vez, relembrou: “As unidades dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária de Alagoas são nacionalmente reconhecidas pela grande produtividade, tendo inclusive recebido, em 2017, do Conselho Nacional de Justiça, o prêmio de Juizados Federais mais produtivos do país”, destacando que “a reforma dos JEFs permitirá um atendimento de qualidade, com instalações físicas mais acessíveis, condizentes com o público que atendemos diariamente”.

Os recursos da reforma e modernização do edifício sede da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) foram viabilizados por meio de Emendas de Bancada dos parlamentares alagoanos, aos quais a Seção Judiciária de Alagoas agradece penhoradamente.

Todas as ações e obras da JFAL foram efetuadas com comprometimento ético, transparência nas ações e compromisso com o serviço público, bem como visaram atender aos princípios: 1) da economia na utilização dos recursos públicos (tanto que muitos produtos, materiais e equipamentos antigos foram reaproveitados após limpeza e recuperação, para baratear o preço final das obras); 2) da sustentabilidade ambiental (com o descarte e reciclagem responsável dos resíduos de construções e dos resíduos sólidos e eletrônicos gerados); e 3) da ampla acessibilidade aos locais públicos.

Acessibilidade

Para promover a acessibilidade, segurança e autonomia de todas as pessoas com deficiência ou que apresentam mobilidade reduzida, as obras de reforma e as novas instalações contam com mobiliários, sinalizações e instalações adequadas. Com efeito, foram instalados pisos, totens, avisos e mapas táteis (no Sistema Braille) em todo o prédio-sede da JFAL e foram readequados os balcões das recepções das varas, os banheiros públicos e os espaços da Turma Recursal e dos Juizados Especiais Federais, tudo para garantir a ampla acessibilidade, o bem-estar, o conforto, a segurança e autonomia das pessoas com mobilidade reduzida. As pessoas obesas e os usuários de cadeiras de rodas também dispõem de locais e mobiliários próprios para melhor atendimento.

A preocupação com a acessibilidade aos prédios da instituição sempre foi uma inquietação constante dos gestores da JFAL, tanto que, e ainda nas gestões anteriores, foi adquirido um elevador exclusivo para portadores de deficiência e uma plataforma elevatória para a Turma Recursal, tendo o auditório também recebido adequação com rampas.

Mais detalhes das últimas obras da Reforma

As salas dos juízes e da presidência da Turma Recursal da JFAL também foram reformadas e agora estão localizadas em um único local, no 6º andar, facilitando o acesso de todos.

Os banheiros do edifício-sede foram reformados e adaptados para as pessoas com mobilidade reduzida e as instalações hidrossanitárias e os sistemas elétricos agora contam com equipamentos e dispositivos capazes de economizar água e energia. Os espaços no primeiro andar, destinados à 1ª Vara da Seção Judiciária de Alagoas e às novas salas de conciliação do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), também foram reformados e modernizados.

Foi substituído todo o antigo sistema de climatização pelo moderno Sistema de Volume de Refrigerante Variável (VRV), que é mais silencioso e econômico. Foram também restaurados o Sistema de Proteção contra Incêndio (SPCI) e o Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas (SPDA). Foram adquiridos e instalados ainda novos equipamentos, para melhorar a rede lógica e a infraestrutura de informática e de segurança e armazenamento de dados, e um novo e moderno sistema de segurança eletrônica com Circuito Fechado de TV (CFTV), que conta com equipamentos modernos e de última geração, para maior proteção dos usuários e dos bens públicos. Por fim, foi construído um novo estacionamento, que servirá para aumentar a disponibilidade de vagas para os usuários da instituição, e toda a edificação recebeu também nova sinalização visual.

“Todas essas ações, além de melhorar a prestação jurisdicional e o bem estar dos magistrados, servidores, procuradores, advogados, colaboradores e demais usuários da Justiça Federal em Alagoas, objetivaram a conservação e manutenção do patrimônio público,” afirma o diretor do Foro.

ASCOM- JFAL

Por: Maria Barreiros de Araújo Machado
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade