Quinta-feira, 12 de abril de 2018 15:07

A Justiça Federal em Alagoas apoia o Movimento Abril Verde

 

Com o objetivo de fortalecer a cultura de prevenção à saúde no ambiente laboral, a seção de Qualidade de Vida da Justiça Federal em Alagoas, frequentemente busca desenvolver práticas e ações de conscientização sobre segurança e saúde. O mês de abril é ainda mais significativo, porque é celebrado o dia Mundial da Saúde e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Trata-se do Abril Verde.

 

De acordo com a médica da Jfal, Andréia Souto, o Movimento Abril Verde tem o intuito de trazer a saúde e a prevenção para dentro do local de trabalho.

 

“Nós passamos grande parte do nosso dia, no local de trabalho, por isso a JFAL apoia o movimento Abril Verde, favorecendo uma cultura de prevenção à saúde no ambiente laboral, pois entende que o trabalho não envolve o risco somente de acidentes, mas também o de doenças, “explicou a médica.

 

Neste Abril Verde, a seção da Saúde reforça a importância da ginástica laboral na prevenção de doença ocupacional, em relação aos riscos ergonômicos. “Lembramos ainda que todos os servidores vão continuar o a ser convidados a participar dos exames preventivos periódicos, que tem o objetivo de  rastreamento para detecção precoce de doenças,” observou ela.

 

É importante ressaltar que as ações de promoção à saúde continuam durante todo o ano, para a otimização da segurança e saúde do trabalhador.

 

Curiosidades

 

O Mês de abril remete a reflexões em torno dos problemas que envolvem os acidentes, as doenças e o ambiente de trabalho. Este mês foi escolhido devido ao dia 07 que é o dia Mundial da Saúde e ao dia 28, considerado Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente e Doenças do trabalho. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei Nº. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrada dia 28 de abril.

Por: Supervisão de Comunicação - Jfal/Maria Barreiros