Justiça Federal em Alagoas doa equipamentos para reciclagem à COOPREL

Imagem: Equipamentos são doados para reciclagem

Fonte: JFAL

Imagem: COOPREL comercializa peças e gera renda a cooperados

Fonte: JFAL

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) doou, nos últimos dias 8, 9 e 12 de março, equipamentos de informática - que estavam inservíveis na Seção de Material e Patrimônio da JFAL - para a Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (COOPREL).

Foram doados, ainda, equipamentos remanescentes das últimas reformas efetuadas no prédio-sede, tais como: dutos de ventilação para ar condicionado, conectores e demais acessórios em chapa de aço galvanizado, tubulações e conexões em ferro, zinco, cobre e em plástico, além de alguns equipamentos desativados do antigo sistema de ar condicionado (tipo Fan Coil), como gabinetes metálicos (tipo Chiller), exaustores em aço galvanizado, motores do exaustor, evaporadoras e filtros com base em plástico.

Segundo o diretor do Foro, juiz federal Raimundo Alves de Campos Júnior, a destinação social dada aos bens doados visa à realização do interesse público, e o processo de desfazimento transcorreu com observância de todos os ditames da legalidade, da publicidade e da transparência.

“Com essas doações, para reciclagem e/ou descarte responsável, a Justiça Federal em Alagoas cumpre com seu papel no âmbito da responsabilidade socioambiental, além de contribuir com o surgimento de oportunidades de geração de renda e de negócios, a exemplo da comercialização organizada desses equipamentos, por meio de cooperativa de recicladores de materiais”, ressalta Raimundo Campos.

Dentre os equipamentos de informática doados, destacam-se: 350 monitores, 249 microcomputadores, 128 impressoras, 73 teclados, 71 estabilizadores, 64 aparelhos telefônicos, além de dezenas de outros materiais inservíveis para a JFAL.

Para o responsável pelo recebimento dos bens pela Cooperativa dos Recicladores de Alagoas, José Erisvaldo Oliveira, as doações da JFAL geram renda aos integrantes da COOPREL e ainda evitam que esses materiais específicos tenham uma destinação irregular. “É um trabalho humanitário, evita mais lixo em aterros sanitários, ajuda o meio ambiente e traz renda para a comunidade”, diz Oliveira.

Segundo Erisvaldo Oliveira, componentes eletrônicos, cabos e metais vão para um sistema de triagem para serem reaproveitados. Algumas peças originais são vendidas no Estado, outras enviadas para empresas do ramo em Recife, a exemplo também do que acontece com os componentes em plásticos. A arrecadação vai para despesas de manutenção da Cooperativa e a renda para os cooperados.

Comunicação JFAL

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade