Justiça Federal obriga o SUS a trocar bateria de marca-passo de paciente

O juiz federal Leonardo Resende Martins, titular da 1ª Vara, determinou à Santa Casa de Misericórdia de Maceió, à União Federal, ao Estado de Alagoas e ao Município de Maceió a imediata realização de cirurgia de substituição do gerador de pulsos (bateria) de marco-passo no paciente Oscar Calixto de Oliveira, de 76 anos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A liminar foi deferida a pedido do Procurador da República, Rodrigo Telles de Souza, em ação proposta pelo Ministério Público Federal para assegurar o direito fundamental à saúde do paciente.

Oscar Calixto submetera-se inicialmente a uma cirurgia para desobstrução de artérias em função de trombose, no dia 28 de outubro, custeado por seu plano de saúde (Golden Cross). Entretanto, no pós-operatório, os médicos constataram o total desgaste da bateria do marco-passo do paciente, colocado há 14 anos, e indicaram um novo procedimento cirúrgico para a substituição da peça. A solicitação, porém, foi negada pela empresa Golden Cross, pois, segundo ela, tal cirurgia estava fora da cobertura do plano contratado.

Em face disso, Oscar Calixto pediu a realização da cirurgia por meio do SUS, pois não teria recursos suficientes para pagá-la. No entanto, o diretor-médico da Santa Casa negou o pedido, alegando que, como o paciente havia sido internado no hospital através de plano privado de saúde, não poderia depois ser atendido pela rede pública.

Na decisão, o juiz entendeu que, pelo princípio da universalidade, o Poder Público estava obrigado a realizar a cirurgia, pois “também o cidadão contratante de plano privado de assistência médica, normalmente oriundo da classe média, é titular do direito fundamental social aos tratamentos indispensáveis a mantê-lo vivo e com dignidade”. O juiz destacou ainda que o valor do aparelho não era exorbitante e que o SUS teria condições financeiras e tecnológicas para realizar o procedimento cirúrgico.

A liminar, proferida na segunda-feira (13/11), foi cumprida já na tarde de terça, dia 14 e Oscar Calixto recupera-se bem da cirurgia.

Ana Márcia 2121-4172 anamcb@jfal.gov.br

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade