JFAL adere Campanha Setembro Vermelho

Imagem: Dê atenção ao seu coração!

Fonte: JFAL

A Seção de Saúde e a Seção de Qualidade de Vida alertam os servidores da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) sobre a importância de cuidar bem do coração. Chama à atenção para a Campanha Setembro Vermelho, uma ação de combate às doenças cardiovasculares.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortes no mundo, responsáveis por 43% dos óbitos: só no Brasil, são cerca de 350 mil mortes por ano.

Os sintomas mais comuns são dor no peito com irradiação para braço esquerdo ou mandíbula, tontura, sudorese fria, falta de ar e náuseas. Nas mulheres, os sintomas mais comuns são dores nas costas, cansaço aos esforços, fraqueza, dores gástricas e falta de ar, podendo ser facilmente confundido com outras doenças.

Oitenta por cento dos ataques cardíacos e infartos prematuros podem ser evitados. Os indicadores de saúde que podem ser observados são: nível de glicose no sangue, HDL colesterol bom, hipertensão, sedentarismo, circunferência abdominal, tabagismo, estresse emocional, climatério e pós menopausa.

Logo, a prevenção consiste nas mudanças de hábitos como: dieta balanceada reduzindo açúcar, gorduras e sal; prática de exercícios físicos regularmente; manter a circunferência abdominal dentro do limite da normalidade ( 80 cm para mulheres e 94 cm para os homens ); não fumar; manter o equilíbrio emocional para evitar o estresse; fazer avaliação anual com o ginecologista no climatério e pós menopausa, e, consultar periodicamente o cardiologista, principalmente a partir dos 40 anos.

Dê atenção ao seu coração!

Por: Ana Márcia Costa Barros
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade